Blog

Que tal um chapéu que toca música?

Estilo Country / Música
03.11.2011

Você ainda se lembra das fitas cassete? Acredite, elas ainda possuem algumas utilidades, quer um exemplo?

A artista americana Alyce Santoro desenvolveu um tecido composto de 50% fita cassete e 50% poliéster que continua emitindo sons após a fabricação. O tecido, chamado de Sonic Fabric, além de possuir uma textura interessante, ainda aproveita um componente não reciclável das fitas cassete: a fita magnética.

Em parceria com o designer brasileiro Júlio César, a artista americana fabrica gravatas, e chapéus Fedora nas cores preta, cinza e marrom. Alyce desenvolveu a tecnologia há dez anos, mas não pensava em sustentabilidade ou reciclagem, ela só queria uma roupa que emitisse som. “Resolvi usar um material onipresente que teve um papel especial em toda a minha vida como música e grande apreciadora do som.” Relata ao portal Ecoterre e ainda completa: “A recicalgem foi um feliz subproduto.”

Mesmo com a extinção das fitas cassete após a chegada de outras tecnologias, elas ainda são abundantes no acervo de Alyce que afirma ainda não precisar de doações para produzir o Sonic Fabric.

Para fazer o tecido “cantar” é preciso estragar um tocador de fitas cassete. O vídeo abaixo mostra como fazer e ainda dá uma “palhinha” do som que emite:

 

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook