Blog

Tudo sobre Alan Jackson: a música e estilo do ícone country

Estilo Country / Música
12.04.2017

A popularização do estilo country se mistura com a música típica do Oeste norte americano. Nessa história Alan Jackson escreveu um capítulo importante. Representante da música country tradicional, o cantor nascido na Geórgia é um dos mais respeitados artistas do gênero musical que nós cowboys e cowgirls tanto gostamos.

Com mais de 25 anos de carreira Alan Jackson já vendeu quase 60 milhões de álbuns. Foi inúmeras vezes número um das mais tocadas nos Estados Unidos e faz sucesso em diversos lugares do mundo. Sua música é inspiradora e representa o estilo de vida country, que remete aos cowboys americanos do Kansas à Nashville.

A carreira de Alan Jackson

Sua carreira começou em 1986. Ele era compositor na empresa de Glen Campbell, um grande músico e apresentador de TV dos anos 60.  Quando veio ao Brasil pela primeira vez Alan deu uma entrevista à Folha de São Paulo e contou que conheceu Glen Campbell pois sua esposa, que na época era aeromoça, encontrou o artista no aeroporto e contou para ele sobre o sonho de ser músico que Alan tinha. Em 1989, com ajuda de Glen, Alan Jackson assinou com a gravadora Arista.

Alan Jackson foi o precursor do “New Traditional” que trazia a pura música de raíz country, tradicionalista. Com temas românticos, violão e banjo marcantes, dançantes mas sem as batidas do rock ou pop.

O cantor ganhou diversos prêmios da música country, recebeu vários discos de platina e dois Grammys. Em 2010 foi homenageado com uma estrela na calçada da fama de Hollywood e em 2011 entrou para o Hall da Fama da música country em Nashville.

No Brasil

A primeira vez que o cantor americano se apesentou em palcos brasileiros foi na 44º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos no ano de 1999 como atração principal.

Alan Jackson retornou para tocar no Brasil apenas em 2012, junto com a dupla Fernando e Sorocaba. O show aconteceu em Americana-SP durante a  etapa final do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros, promovido pela PBR.

Canções como “Chattahoochee”, “Remember When”, “Drive” e “Where Were You” não podem faltar na playlist de quem é fã da música country americana. No brasil, Alan Jackson foi o maior sucesso nos anos 90 e no começo dos anos 2000. Até foi trilha das novelas “Laços de Família” e “América”.

Se inspire no estilo do Alan Jackson

Assim como sua música, o visual de Alan Jackson é clássico e tradicional. O cantor é inspiração para o estilo de vários cowboys que preferem apostar no básico para não errar. Nós separamos algumas peças para você se vestir como uma verdadeira estrela do country.

O cantor está sempre com um chapéu claro, é sua marca registrada. Se você quer esse estilo, procure usar sempre as camisas country que podem ser tanto xadrez como jeans. A bota de bico fino é referência no estilo country norte americano, aposte nas de cano médio com cores escuras.

alan jackson

Chapéu|Camisa|Bota

Playlist Country: Alan Jackson

Nós selecionamos alguns dos maiores sucessos desse ícone da música country para você adicionar agora na sua playlist country. No som do carro, no celular ou no churrasco, essas músicas com certeza vão te animar!

Você, como nós, é fã do Alan Jackson? Conte para gente nos comentários! Curta e compartilhe com os seus amigos.

Leia também: Conheça o maior museu de música country do mundo
F
aça o teste: Responda o quiz country e descubra que tipo de cowboy você é! 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook