Blog

Violeiro brasileiro cria vídeo ensinando técnicas de viola caipira

Mundo Country
04.02.2016

Roberto Corrêa, mineiro de Campina Verde e radicado em Brasília, é  um dos nomes mais importantes quando se fala em viola caipira. Quando começou a pesquisar sobre o assunto não havia nada escrito, então, foi aprendendo com outros violeiros. Recentemente, lançou um DVD duplo ensinando técnicas de viola.

Em 1985, quando a Escola de Música de Brasília fundou o primeiro curso de viola caipira do Brasil, desenvolveu um trabalho didático e pedagógico. Depois, lançou o livro “A arte de pontear viola”. Por conta de muitos pedidos, compartilhou seus conhecimentos também em um DVD duplo com 185 minutos de conteúdo gravado por uma equipe de cinema.

O DVD está dividido em três módulos. No primeiro, “Mecânica das Mãos”, Roberto Corrêa explora o posicionamento das mãos e o desembaraço dos dedos, com tomadas de câmaras que permitem observar minuciosamente os movimentos.

O segundo, “Ritmos Caipiras”, apresenta os principais ritmos da música de duplas. Nele, em intenso diálogo com a tradição, Roberto Corrêa ensina as diferentes “levadas” e a realização das batidas com desenvoltura.

O terceiro, “Estudos Progressivos”, é uma matriz para que o violeiro sistematize os estudos das técnicas, a partir de temas de autoria de Roberto Corrêa.

O DVD ainda apresenta a afinação do instrumento e arquivos em PDF, com as partituras e tablaturas para acompanhamento dos exercícios. Na seção “Extras” há três dicas, incluindo a técnica da “entonação”, para ajuste da afinação.

Para o músico, apesar de a viola não está na mídia, vive um bom momento. Em todo lugar tem orquestras e encontro de violeiros.

Observação: Método na Afinação Cebolão em Ré

Indicado para: iniciantes, músicos profissionais, instrumentistas, violeiros caipiras e todos que queiram expandir seu conhecimento sobre a viola caipira.

Duração Total: 185 minutos

Para adquirir, acesse o link 

Foto de destaque: Divulgação/Ricardo Labastier

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook