Blog

Relembre os maiores sucessos de Chitãozinho e Xororó

Famosos / Mundo Country / Música
17.10.2017

A dupla dos irmãos Chitãozinho e Xororó é figurinha carimbada nas playlists de modão. São mais de 40 anos de carreira, com canções que marcam a história de qualquer pessoa apaixonada pela música sertaneja. Nós preparamos uma lista especial com as melhores canções da dupla.

Conheça a história e os primeiros sucessos de Chitãozinho e Xororó

José Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou como são mais conhecidos, Chitãozinho e Xororó, nasceram em Astorga, no Paraná. Eles cresceram ouvindo seus pais cantarem. Os dois começaram ainda jovens a cantar em festas juninas e clubes no Paraná. Os Irmãos Lima, como eram chamados na época, chegaram a ganhar o primeiro lugar em um show de calouros do Silvio Santos. Eles cantaram a canção Besta Ruana, de Tonico e Tinoco.

O nome da dupla como conhecemos hoje foi dado pelo radialista Geraldo Meirelles, em referência à música que fala das aves, comparando assim o canto dos meninos com o canto dos passarinhos.

Adotando o novo nome a dupla gravou seu primeiro disco, em 1970, o “Galopeira” que hoje é uma das mais famosas músicas da dupla.

Ainda demorou para os dois fazerem sucesso na época. A carreira dos irmãos Chitãozinho e Xororó começou a apontar em 1978 com 60 dias apaixonados. Foi quando conquistaram seu primeiro disco de ouro.

Mas a canção que estourou nas rádios de todo o país foi o sucesso Fio de Cabelo, do álbum Somos Apaixonados, lançado em 1982. A música foi um marco na carreira da dupla e conquistou o número de 1,5 milhão de cópias vendidas.

Daí em diante a dupla consagrou mais dezenas de clássicos da música sertaneja. Quebrando recordes de venda, conquistando prêmios importantes do mundo da música e levando a cultura sertaneja para todo o país e também internacionalmente. São 37 milhões de discos vendidos, 37 álbuns inéditos, 8 DVDs e três prêmios Grammy. Além de centenas de discos de ouro, platina e diamante.

Show dos Amigos

Outra fase marcante da carreira da dupla foi a realização do especial Amigos, exibido na televisão pela rede Globo. A união entre as duplas Chitãozinho e Xororó,  Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo foi um grande sucesso. Parte da primeira edição foi gravada no sítio de Chitãozinho, em Campinas. O especial mostrava a confraternização dos sertanejos em um churrasco.

O programa teve ainda outras edições. Ele foi exibido até 1998 no final de ano da emissora, contando também com várias participações especiais. Na última edição, o cantor Leandro havia falecido e teve o show todo em uma homenagem emocionante.

Uma dupla de sucessos

Uma das maiores referências sertanejas do país, Chitãozinho e Xororó conquistaram todo o Brasil, entre os fãs de música country e sertaneja. Nós separamos mais uma lista com as melhores músicas da dupla.

Conte pra gente nos comentários, qual é a sua música favorita da dupla?

Leia também: 10 músicas sertanejas antigas para recordar 

foto destaque: Orelha/divulgação

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook