Blog

8 coisas que talvez você não saiba sobre a raça Paint Horse

Mundo Country
06.04.2016

O paint horse é uma raça que ama a interação social e seus donos, calmo, confiável, conhecido por sua inteligência, um cavalo robusto e de boa disposição. Seu padrão de cores é marcante, uma raça atraente e a preferida de muitos cowboys. Mas, você é um conhecedor do Paint Horse? A seguir, confira oito curiosidades sobre esta raça, que talvez você não saiba:

1- Novo Mundo, Novo Cavalo

O ancestral do Paint Horse Americano estava entre os 17 cavalos trazidos ao Novo Mundo, mais especificamente ao México, pelo espanhol Hernando Cortés, em 1519. No início dos anos 1800, estes cavalos malhados se tornaram selvagens e se espalharam por toda a América do Norte.

2- O preferido dos índios Comaches e dos cowboys

Por causa de sua cor e desempenho, logo os paint horses se tornaram a montaria favorita do índio americano que valorizava esses cavalos selvagens acreditando que sua coloração única tinha propriedades mágicas e os protegiam na batalha.

Também o cowboy americano demonstrou forte preferência pelos cavalos Paint. Quando as grandes boiadas eram levadas através das estradas poeirentas do Texas em direção ao Kansas e Missouri, frequentemente os cowboys montavam os cavalos Paint. Cantavam canções ao gado sobre a sua montaria favorita. “Adeus meu velho Paint eu estou partindo,” e ” Vou cavalgar meu velho Paint, e tocar o velho touro Dan,” essas foram canções populares com os cowboys daquele tempo. Os artistas da época reproduziram cowboys e índios cavalgando os cavalos Paint.

Ainda hoje, o Paint horse é querido pelos cowboys, pois é  um excelente cavalo para barrel Racing por sua velocidade e natureza sensível. Também  é usado como cavalo de salto.

Paint Horse

3- Muitos nomes, um só cavalo

De 1800 a 1900, estes cavalos manchados foram chamados por uma variedade de nomes: pinto, paint, skewbald, malhado. No final dos anos 1950 um grupo dedicado a preservar o cavalo manchado se organizou nos Estados Unidos na Pinto Horse Association. Em 1962, um outro grupo de entusiastas do cavalo dedicado a preservar sua cor fundou a American Paint Stock Horse Association (APSHA) sob a liderança de Rebecca Tyler Lockhart.

Rebecca Tyler Lockhart

Rebecca Tyler Lockhart

4- Uma raça valorizada

Atualmente, é uma das raças mais caras nos Estados Unidos. No Brasil, é campeão de importação e o número de associados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABC Paint) só cresce.

5- Cada Paint Horse é único

Cada Paint Horse tem suas próprias marcações originais. Não há dois iguais. A cor do pêlo e o padrão fazem do Paint Horse um cavalo único, valorizando qualquer haras.

@MaryB via Flickr

@MaryB via Flickr

As manchas podem ser de qualquer forma ou tamanho e podem estar localizadas em qualquer lugar do corpo do animal. Embora os Paints tenham uma variação de cores com manchas diferentes, existem somente três especificações do padrão de cores:

Tobiano: o tobiano é escuro em um ou ambos os flancos com áreas brancas ovais ou redondas regulares ao longo do pescoço e peito produzindo um aspecto de manchas irregulares. As marcações da cabeça são as mesmas. A cauda geralmente tem duas cores.

tobiano

Overo: o branco não ultrapassa as costas do cavalo entre a cernelha e a cauda e, geralmente, todos os quatro pés são escuros. O branco é encontrado em padrões irregulares e o cavalo pode ser predominantemente escuro ou branco. A cauda usualmente tem apenas uma cor.

overo

Tovero: o Tovero é escuro ao redor das orelhas, e isso pode estender-se para a testa e os olhos. O peito, flancos, e base da cauda têm pontos de tamanho variável.

tovero

6- Paint Horse são coloridos com manchas brancas

Os Paint são cavalos coloridos com manchas brancas. Eles carregam genes especiais que dão os padrões das manchas que os tornam únicos.

7- Paint Horse pode ser todo branco

Sim, há Paint totalmente branco. Há um padrão de cor, mas ela não é visível porque também é branca. Esses cavalos nascem brancos com olhos escuros.

White Paint Horse Image source @Jean via Flickr

@Jean via Flickr

8- Não superalimente seu Paint Horse

Feno e alguns suplementos vitamínicos e minerais são geralmente suficientes para o cavalo Paint. É importante não superalimentá-lo, pois eles têm problemas com obesidade. Os Paint geralmente requerem menos exercícios do que outras raças para manter a forma. Como os ancestrais do Paint Horse corriam selvagens na América, eles desenvolveram uma raça rústica com necessidades nutricionais simples.

Paint Horse Overo

Paint Horse Overo

 

E aí? Você conhecia bem os Paint Horses? Comente abaixo sua paixão por essa linda raça.

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook