Blog

Nossa Senhora Aparecida, a padroeira dos cowboys e cowgirls

Country Life / Estilo Country / Mundo Country
26.01.2017

O povo sertanejo é devoto de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Alguns cowboys e cowgirls marcam na pele sua devoção com tatuagens. Já outros, não saem de casa sem uma imagem de Nossa Senhora, seja com santinho na carteira, ou estampada em camisas, bonés e até na fivela.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. Essa coroação e devoção foi graças à grandes milagres realizados para o povo devoto da Santa.

A devoção à Nossa Senhora Aparecida na lida e nos rodeios

Para o povo sertanejo, a devoção é graças aos milagres que Nossa Senhora opera nas plantações, criação de gado e até nas intempéries da lida. Por essa razão, sempre estão com a imagem da Santa por perto, para lhes dar mais proteção.

Nos rodeios e campeonatos, como a maioria dos peões são devotos e são praticantes do catolicismo, as homenagens e pedidos são voltados à Santa. Ou seja, rodeio que é rodeio tem como praxe a reza para Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos peões.

As homenagens são feitas dentro da arena de rodeio. A santa é levada para o meio do campo, durante a oração de abertura da festa. Como sinal de respeito, os competidores tiram o chapéu da cabeça e se ajoelham com as mãos erguidas para cima. Ao final, os peões tocam a divindade pedindo proteção.

Nossa Senhora Aparecida está presente nas músicas sertanejas

A música sertaneja sempre homenageou Nossa Senhora Aparecida. A grande maioria dos artistas sertanejos possui uma fé inabalável na Santa e até atribui a ela, o sucesso e a fama. Como por exemplo o cantor Daniel, que afirmou: “Gosto de ter a imagem dela por perto, em meus camarins sempre há um espaço para ela, assim como em meus shows. Independentemente da religião, acho importante termos a nossa fé”.

Tatuagem do cantor Gusttavo Lima, e lembrancinha de seu casamento com Andressa Suita.

Outro cantor jovem, mas que possui devoção à Santa é Gusttavo Lima, “Sou devoto de Nossa Senhora da Aparecida. Eu e a Andressa (Suita, sua mulher) sempre pedimos a benção de Nossa Senhora Aparecida e fizemos questão de dar esta imagem como lembrança de nossa união no religioso”. O cantor até possui uma tatuagem com a imagem da Santa.

Tamanha é a devoção por Nossa Senhora nos eventos sertanejos que até músicas já foram escritas em sua homenagem. Por exemplo, Padroeira do Rodeio , da dupla sertaneja Gian & Giovani. Além, de outras como Nossa Senhora Aparecida com Rick e Renner, de Rick Sollo. E até mesmo Tião Carreiro e Pardinho homenageiam a Santa com a música Exemplo de Humildade.

Carregue Nossa Senhora Aparecida na cabeça e peito…

 

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook