Blog

Os 10 maiores locutores de rodeio do Brasil

Mundo Country
12.10.2016

Uma das personalidades mais marcantes das festas de peão são os locutores de rodeio. Por mais que a estrela de todo o evento seja o espetáculo da montaria que traz adrenalina para a festa, o público anima ainda mais através da narração do locutor, que dá o tom para a competição ganhar ainda mais força. Conheça mais sobre esta profissão e sobre os maiores profissionais desta área no Brasil.

Como surgiram os locutores de rodeio?

Junto com os torneios de laço e gineteadas que, posteriormente, foram chamadas de rodeios, surgiram os locutores ou narradores. Essas personalidades tiveram grande importância no desenvolvimento das atrações e campeonatos da arena. Além de auxiliarem na organização das competições, também agitavam as atrações pela capacidade que tinham em desenvolver versos e frases capazes de trazer mais animação, tanto dos competidores quanto da plateia.

Os 10 maiores locutores de rodeio do Brasil
Asa Branca

locutores de rodeio

Waldemar Ruy dos Santos é o famoso “Asa Branca”.  Nasceu em Turiúba, no dia 19 de Abril de 1962. Bem antes de se tornar um dos locutores mais famosos do Brasil, começou a montar em touros valentes pelas arenas do país. Porém, sua carreira de peão de boiadeiro foi finalizada após um acidente. O chifre de um boi chegou a atingir seu pulmão, porém, seu fascínio por rodeios não acabou. Passou a ser locutor profissional e encontrou sua paixão na profissão.

728x400

Mara Magalhães

locutores de rodeio

Mara Magalhães é a mais famosa e a primeira locutora de rodeios do mundo. Sua voz feminina e autêntica ficou conhecida nas arenas dos rodeios e ela virou estrela em todo Brasil. Mara começou a se envolver com rodeios em 1988. Nesse mesmo ano, foi eleita a rainha do rodeio de Monte Azul Paulista. Porém, o que mais lhe chamava a atenção era, de fato, o trabalho dos locutores, a narração, as aberturas temáticas. E foi nesse momento que decidiu investir na sua carreira de locutora.

Marco Brasil

locutores de rodeio

Vencedor consecutivo por 5 vezes do prêmio de melhor locutor do país (2004, 2005, 2008, 2009 e 2010). Marco Aurélio Ribeiro, mais conhecido como Marco Brasil, atua desde 1996 nas arenas como locutor profissional e é considerado um dos “caçulas” do rodeio nacional.

Leia também: Conheça a vida de um locutor de rodeio

Almir Cambra

locutores de rodeio

Considerado um dos locutores mais técnico do rodeio brasileiro, Almir Cambra possui uma carreira repleta de prêmios. Seu estilo de narração é único e emocionante. Almir tem uma característica que é a jogada do chapéu para o alto, ao narrar uma bela disputa de montaria. Presente nos mais destacados rodeios do Brasil, Almir possui uma trajetória de sucesso, com grandes conquistas e vários títulos.

Della Morena

locutores de rodeio

Desde o início, quando Della começou na locução de rodeios nas grandes cidades, ele sentiu que o esporte merecia um espaço na mídia, como os outros esportes sempre tiveram. Foi em 1989 que Della Morena teve uma visão empreendedora e criou um projeto com formato de Rodeio para a rádio FM. Atualmente, ele é um dos apresentadores da rádio “Diário FM” de São José do Rio Preto e comanda o programa “Rodeio é Paixão”.

728x90-1

Zé do Prato

locutores de rodeio - Zé do Prato

José Antônio de Souza, mais conhecido como “Zé do Prato”, se tornou um dos maiores locutores do todo o Brasil. Ele faleceu muito novo em 1992 com apenas 43 anos. Uma curiosidade sobre Zé do Prato é que foi ele quem criou aquela famora expressão: “Seguuuuuura, peãoooo!”. Com muita simpatia ele conquistava o público e animava multidões nos rodeios.

Barra Mansa

locutores-de-rodeio-barra-mansa

Foi a partir de 1982 que José Rodrigues Pereira, conhecido nacionalmente como Barra Mansa, ganhou destaque como locutor profissional no Brasil. Nesse ano ele fez sua primeira narração na Festa do Peão de Barretos. Porém, iniciou seus trabalhos de locução em 1977.

Ivan Diniz

locutores de rodeio

Desde 1998, Ivan Diniz se dedica a sua profissão de locutor de rodeio. Durante esses anos atuando como profissional da locução, ele se tornou um dos ícones do rodeio brasileiro mais conhecidos. E também fez por merecer o slogan que utiliza com orgulho: O Poeta do Rodeio.

Gleydson Rodrigues

locutores de rodeio

Sempre simpático, envolvente e carismático, Gleydson Rodrigues marcou as arenas de todo o Brasil. É considerado uma das grandes referências nacionais nas arenas e um dos melhores locutores de rodeios do Brasil. Também é uma grande inspiração para aqueles que estão começando. Gleydson sempre apresenta novidades que cativam o público e transmitem a verdadeira emoção da montaria na arena.

728x90-1

Cuiabano Lima

locutores de rodeio

Andraus Lima é jornalista e bacharel em Direito. Porém, ficou conhecido nacionalmente como Cuiabano Lima, o locutor de rodeios. Em 2016 completa 23 anos de carreira, que começou em 1993, em um pequeno rodeio universitário em Barretos/SP. Em 2010, começou a se aventurar em cantar. Gravou a Música “Põe no 12” de composição sua em parceria com Diego e Daniel Damasceno da Damasceno Music.

Temos certeza que esquecemos alguns locutores importantes. Nos ajude a lembrar nos comentários 😉

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook