Blog

3 fotógrafos country que você precisa conhecer

Mundo Country
19.07.2016

A fotografia é a forma de congelar um momento especial, uma história, uma paixão. É a maneira certeira de registrar as diversas oportunidades e fases da vida, principalmente aquelas que envolvem algo que amamos. Atualmente, existem diversos tipos de fotografia, e uma delas envolve o universo sertanejo. As histórias de hoje vão contar um pouco sobre três fotógrafos country muito especiais e como começaram nesse ramo. Os momentos congelados são formas de eternizar e guardar uma história para sempre, e esses profissionais conseguem transmitir isso em cada foto.

Mais do que uma foto, aquele momento congelado consegue nos fazer imaginar a dimensão de todo o cenário, do sentimento ali presente. Esse é o papel dos fotógrafos country que além de  dirigirem os clientes para a melhor pose, precisam saber lidar com os animais.  Existem outros ramos da fotografia country, como os de eventos e campeonatos, além das fotos para revistas de venda de animais de fazenda.

Conheça a história desses fotógrafos country

Beta Ferrão

fotógrafo country
Uma jovem de 24 anos que consegue transmitir em cada foto a emoção e a simplicidade do universo sertanejo. Beta Ferrão sempre amou fotografia e, desde pequena, remexia em câmeras fotográficas analógicas, dessas comuns que todos tinham em casa. Chegou a época das cybershots e sua mãe decidiu comprar uma para registrar tudo. Beta acabou sendo a guardiã e fotógrafa oficial dos momentos em família.

Ela conta que sempre teve essa noção de enquadramento para a foto perfeita e isso foi sempre algo natural. A fotografia profissional começou aos 14 anos, após fazer um curso de conhecimento fotográfico. Começou a estudar e praticar fotos externas, porém, inicialmente, não tinha o objetivo de trabalhar com fotografia. Com o tempo e as fotos cada vez mais surpreendentes, começou a receber convites para ensaios femininos e de famílias, e quando se deu conta, já estava inserida nessa paixão.

Ela cresceu dividindo os finais de semana e férias na fazenda dos pais, avós, tios e tias. E sempre incluída nesse cenário, já tinha o dom de lidar com os animais e elementos desse universo. Foi em 2012 e 2013 que começou a inserir a fotografia nesse meio, e começou a fotografar diversos amantes do mundo country. Além de já possuir intimidade com os animais, Beta conta que fez diversos cursos para conhecer melhor os equinos e bovinos. Ela relata que sempre viaja para fotografar, pois tem clientes espalhados pelo Brasil. Fazer as fotos em um local que o cliente conhece e tem contato com os animais é sempre a melhor opção.

Ainda existem clientes que não tem vivência com esses animais, mas querem esse cenário para eternizar seu momento, então ela indica um local. Cada foto que Beta eterniza é marcada por histórias emocionantes. Existem clientes que marcam o ensaio com um ano de antecedência; outros que não se interessavam em fazer fotos, mas que queriam registrar os momentos de amor com seus animais. Porém, gostaram tantos das fotos que marcam um ensaio por ano. E por assim vai, histórias cada vez mais surpreendentes que Beta Ferrão eterniza por todo o Brasil.

fotografos country 3fotografos-country-2fotógrafos country

André Silva

fotógrafos country - André Silva

Com 35 anos e uma carreira de fotógrafo renomado, André Silva capta todos os momentos de eventos e campeonatos country. Formado em Engenharia da Computação, também é Jornalista e Repórter Fotográfico. Atualmente fez um curso de Fotógrafo Digital pelo sistema de cursos internacionais Alison (EUA). Ele relata que tenta aperfeiçoar sua profissão realizando diversos cursos. Foi em 1997 que André ganhou uma máquina fotográfica amadora. Com o tempo começou a estudar mais sobre a fotografia, e então iniciou registrando eventos. Decidiu criar um site com esse fim, e foi um dos pioneiros na região de Sorocaba-SP. Em 2001, decidiu abrir sua empresa direcionada para a fotografia.

André relata que o universo country entrou em sua vida antes mesmo da fotografia. Ele costuma falar que é um “cowboy frustrado”, pois tinha o sonho de montar em rodeios, porém a coragem lhe faltava. Registrou diversos eventos do segmento sertanejo e também fez trabalhos fora do segmento. Porém, seu foco sempre foi o universo pelo qual é apaixonado: o mundo country. Sempre muito divertido, André costuma ligar para seus vizinhos para saber se sua casa está no mesmo local, já que passa 90% do ano viajando para eventos, principalmente nos Estados Unidos. Também é fotógrafo oficial da PBR Brasil e acompanha as principais etapas do campeonato pelo Brasil. Nos últimos meses registrou eventos em 4 Estados diferentes.

13432137_1336304816397372_5176624430095559117_n fotógrafos country

foto André Silva

Victor Mendel

11048632_870537409655063_5944027266925520456_n

Victor sempre foi fissurado por fotografia. Com 20 anos comprou sua primeira câmera digital e ela passou a ser sua companheira em viagens e eventos familiares. Sempre leu muito sobre o ramo e buscava se aperfeiçoar cada vez mais. Foi em 2014 que conseguiu realizar seu primeiro curso de fotografia e então comprou sua Dslr. E a cada ano que passa agrega mais conhecimento e experiência para sua profissão. Victor fez um curso avançado em fotografia pela EVA- Escola Vanguardista de Arte, em São José dos Campos, além de participar de diversos workshops.

Ele relata que sempre teve uma paixão inexplicável pelo mundo country e por cavalos, sentimento herdado pelo avô Argue Mendel. Sempre que se via fotografando era em universos semelhantes a aquele que tinha paixão, o tema country. Seja em ensaios de noivos, newborn, fazendas/haras, e até cavalos, Victor consegue incorporar bem esse cenário e eternizar o momento. Pensando na famosa frase de que quando fazemos o que amamos, não trabalhamos, Victor vai se divertindo registrando o universo country em todos os seus ângulos e formas.

Além de ensaios em estúdio e externas, costuma fotografar e filmar cavalos para revistas e leilões. Os cavalos Mangalarga Marchador são seus principais personagens, dos quais ele registra coberturas de exposições especializadas, além de concursos e provas de esportes com esse animal. Também está com um projeto de fotografar provas do cavalo Quarto de Milha. É um projeto que pretende colocar em prática ainda esse ano.

13415645_1120855064623295_3437178721868526718_o 13458548_1120854967956638_2808800458358456149_o

Foto destaque: Beta Ferrão

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook