Blog

Fivela country: o troféu número 1 da arena de rodeio

Country Life / Mundo Country
02.06.2015

A tradição da fivela no meio country vem dos rodeios. Antes os troféus entregues aos campeões eram placas de ouro que eles costumavam colocar em paredes ou em móveis na casa. Com o tempo, as placas viraram medalhões para serem usadas no peito com um cordão de ouro, como se fosse uma medalha. Posteriormente, as medalhas foram transformadas em fivelas para serem colocadas nos cintos dos cowboys como prêmios pela vitória.

Nas fivelas eram escritos o nome do cowboy e a modalidade em que participava, tudo em ouro. Inicialmente as fivelas eram grandes e pesadas. Nos anos 30, elas passaram por uma reformulação e diminuíram. Nos anos 50, se transformaram em objeto de coleção, especialmente aquelas que tinham a inscrição dos nomes dos cowboys mais famosos.

pbrfivelacountryDe olho na demanda, algumas joalherias do Oeste começavam a fabricá-las, desenvolvendo, inclusive, modelos em ouro e prata enfeitados com rubi ou turquesa. Ainda hoje, joalherias tanto da região do Oeste quanto do Leste americano ainda imitam o estilo “kitshy” dos anos 40 e 50. Ricas em variedades, estas fivelas são feitas à mão, em ouro e prata, com safiras e rubis genuínos.


Com altas cotações, estas famosas fivelas costumavam ser trocadas entre os cowboys que geralmente possuíam mais de uma. Nesta fase, cintos e fivelas com cenas de ação no rodeio passaram a marcar a cultura dos cowboys americanos, fossem competidores ou os cowboys da plateia, enfim, ostentar uma fivela no cinto virou mania nas arenas americanas.

fivelacountryredeasA fivela é o troféu, o status do cowboy. Ela revela quem foi ele, o que ganhou. Não precisamos ir muito longe para entender que a fivela mais almejada por qualquer competidor é a de campeão mundial.

Para os campeões do rodeio, a fivela tem um valor imensurável, já que é considerada a joia das festas de peão pelo Brasil. Para cada modalidade da competição existe uma peça específica. Produzida artesanalmente, a fivela é feita, na maioria das vezes, de alpaca – uma liga metálica composta de zinco, cobre e bronze, e custa aproximadamente R$ 1,8 mil.

No processo de desenvolvimento, a fivela começa a ganhar forma no papel com o desenho. Depois, em uma chapa, cerca de 50 peças pequenas são soldadas, coladas com cera para fazer o cincelado e finalizadas. São necessários três dias, no mínimo, de trabalho.

fivela country 3 tambores

Curiosidade: fivela country no cinema
A fivela surgiu na Ásia há milhares de anos, durante a Idade do Bronze. Elas eram feitas com materiais como o próprio bronze, prata e ouro. Algumas das primeiras civilizações a usarem foram a Romana, Chinesa e Grega, embora Tomaso Kellioni, um ferreiro italiano no século XVI, seja creditado frequentemente como seu “inventor”.

Sem dúvida, o mais popular tipo de fivela é a de cowboy, que alcançou todo o mundo por meio dos filmes de Velho Oeste, muito populares entre os anos 30 e 40. Esta popularidade teve uma enorme influência sobre a moda à época. Filmes como Stagecoach (1939) e The Yellow Rose of Texas (1944) apresentavam cowboys heróicos usando grandes fivelas. Uma das mais famosas é a do ator John Wayne que foi dada pelo diretor Howard Hawks por sua atuação no filme Red River (1948).

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook