Blog

As melhores dicas para ter um conjunto de facas de churrasco perfeito

Culinária / Mundo Country
04.04.2017

Ninguém pode negar que um bom almoço faz a alegria do fim de semana sertanejo. Reunir os amigos, ouvir uma moda boa e assar carne, a combinação simples e perfeita. Alguns itens são essenciais para esse momento como a escolha da carne e das facas de churrasco ideais.

Quando o assunto são as facas existem algumas coisas a serem consideradas para ter um churrasco bem feito e em segurança. Por isso nós te damos as melhores dicas para você fazer as escolhas certas.

Como escolher suas facas de churrasco?

As melhores facas de churrasco são as chamadas “faca campeira” ou “faca de churrasco”, como é mais conhecida mesmo. São facas maiores que as convencionais de cozinha, têm entre 8 e 12 polegadas. Garantem um bom corte da carne, tanto crua como assada, em peças grandes ou menores, como bifes.

O cabo de madeira auxilia no conforto e segurança do churrasqueiro. A faca deve ter uma boa “pegada” para não escorregar e causar possíveis acidentes.

É importante que você use a faca que escolheu apenas para o corte da carne. Eleja as suas facas de churrasco perfeitas e deixe os legumes, temperos e afins para outras facas. Misturar pode danificar o fio.

O conjunto completo

Se você costuma fazer churrasco todo fim de semana os conjuntos podem ser uma ótima opção. Vale a pena investir um pouco mais e comprar kits que acompanham, além da faca, um garfo comprido e uma chaira.

O garfo comprido é essencial para a qualidade do corte e segurança do churrasqueiro. Geralmente com dois dentes, o garfo possui um cabo perfeito para manter distância entre os dedos e o fio da faca ou o calor da churrasqueira. Além disso, ele oferece mais firmeza na hora de realizar o corte.

Os conjuntos mais simples vêm com uma bainha única para você armazenar as peças. Mas se você procura algo com mais requinte, pode apostar nos jogos de facas de churrasco que vêm em estojos ou caixas de madeira. Além de ser mais bonito e bacana de deixar à mostra no seu espaço de churrasco, também é mais seguro na hora de guardar, tanto para evitar acidentes quanto para não danificar as facas.

 

Cuidados especiais para as facas de churrasco

Cuidados com limpeza e armazenamento das suas facas de churrasco não devem ser deixados de lados.

A limpeza deve ser feita sempre depois do uso. Acabou o churrasco? Hora de limpar as facas. Parece simples, mas é importante prestar a tenção para não deixar nenhum resto de carne. A sujeira pode acabar acumulando entre a madeira do cabo e o metal da lâmina, por exemplo. É importante também enxaguar direito para não sobrar espuma ou sabão.Não use palhas de aço nem o lado verde da bucha.

Lave sempre na água corrente, e nunca com água quente. As altas temperaturas, ao contrário do que a maioria pensa, em vez de esterilizar a peça acabam danificando. A água quente estraga não só o fio, mas também facilita que o cabo quebre.

Para o armazenamento, tenha certeza que suas facas de churrasco estão bem secas. Guardar as peças úmidas facilita o enferrujamento. Não deixe suas facas com os outros talheres e utensílios pois o atrito entre eles danificará o fio de corte da faca. Deixe sempre num local seco e longe do alcance de crianças.

Nunca use a faca sobre mármore, vidro ou inox, isso diminui a vida útil da peça. Escolha sempre tábuas específicas para corte de carne.

A importância da bainha

A bainha é peça importante para a conservação das suas facas. Fabricada em couro elas ainda podem ser entalhadas com detalhes que valorizam a peça. Além de ser um item bonito de se carregar a bainha também tem suas funções práticas para auxiliar no armazenamento das facas e na segurança do churrasqueiro.

A bainha permite que o churrasqueiro leve sua faca para qualquer lugar. Um bom churrasqueiro sempre tem à mão suas próprias ferramentas para um churrasco perfeito. Levada na cintura, acoplada no cinto, a bainha protege o dono da faca de possíveis ferimentos causados pelas lâminas.

Como utilizar a chaira?

A parte mais importante das facas de churrasco é o fio. Um bom churrasqueiro deve saber afiar muito bem a sua faca. Uma faca bem afiada tem o fio o mais “reto” possível, permitindo um corte muito mais preciso.

A maneira mais comum de afiar ou amolar é usando a chaira. Você deve deixar a chaira de pé e a faca levemente inclinada. A faca deve deslisar pela chaira, do começo até a ponta da lâmina, repetidas vezes de cada lado. Não se deve ter pressa nem aplicar muita força, para não danificar a faca.

Agora que você já sabe qual faca escolher e como cuidar dela já está pronto para o churrasco do final de semana.

Leia também: Dicas para preparar o churrasco perfeito do seu fim de semana

Fotos: https://amo.kitchenaid.com.br

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook