Blog

5 raças de cães ideais para o pastoreio

Mundo Country
15.04.2016

Os cães de pastoreio são essenciais no trabalho do campo. São eles que guiam e cuidam do rebanho do homem sertanejo . Eles mantêm a ordem da manada, não deixando nenhum animal se desgarrar. Porém, estes cães pastores precisam ter um tipo físico específico. Devem ser fortes, velozes e resistentes a longas caminhadas e corridas. Existem muitas raças propensas a se tornarem ótimas na atividade de pastoreio, confira mais sobre elas:

1.Australian Cattle Dog/ Heeler/ Boiadeiro Australiano:

Indicados para ajudar na criação do gado, esses cães foram criados  com a finalidade de pastoreio. Largamente utilizados nas fazendas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e, atualmente, no Brasil, estão sempre muito atentos, são corajosos, inteligentes, equilibrados, obedientes,  confiáveis e resistentes a longas horas de trabalho.

O boiadeiro australiano é ideal  para a guarda de propriedades rurais. Por essa razão, vem sendo largamente utilizado pelos fazendeiros, não apenas para o pastoreio, mas como “guarda oficial”. Por ser hiperativo, não pode ser criado em lugares pequenos.

A pelagem do Heeler é lisa e suas cores podem variar do azul (mosqueado ou calpicado com marcas), o Blue Heeler, ou o ruivo salpicado, o Red Heeler. Tem um tamanho mediano, a altura dos cães machos está entre 46 e 51 centímetros. Já as fêmeas medem em torno de 46 a 48 centímetros.

A raça ficou tão famosa por aqui que inspirou a marca  Heeler Brazil a produzir bonés, camisetas e bandanas para os apaixonados pelo Heeler.

pastoreio

Bonés Heeler

http://ow.ly/10hg9t2. Border Collie:

pastoreio

Bom cão para o pastoreio, além de possuir habilidades para adestramento policial, guarda, caça e obediência. As características marcantes desse animal são força e agilidade. Por ser uma raça muito bonita, conquista a todos, sempre demonstrando dignidade e nobreza. Além das suas diversas habilidades, o baixo custo para manter essa raça é único, apenas priorizando que sua alimentação seja de alta qualidade, visto a grande carga de energia demandada no decorrer do dia. Suas características são a docilidade com crianças e adultos, companheirismo,  fidelidade e devoção ao dono.  Rústico e cheio de energia, o Collie não precisa de tantos cuidados com saúde, apenas a manutenção das vacinas e vermífugos em dia.

A exuberância da sua pelagem encanta a muitos, o pelo é denso, longo e tem uma textura áspera. Sua altura varia de 56 a 61 centímetros para os machos e 51 a 56, para as fêmeas.

pastoreio

Fivela Border Collie

3. Golden Retrivier:

golden-retriever

Essa raça é lembrada por ser multitarefa, vocação ao trabalho e ser fiel ao dono.  Esse cão ganha destaque nas atividades de pastoreio, guia para cegos, farejadores de drogas, entre outras atividades. Possui características como docilidade, companheirismo, rápido aprendizado, agilidade e força.

É uma raça considerada extremamente inteligente e de fácil adestramento. Possui faro e visão apurados, sendo capaz de dar conta de um rebanho com grande facilidade. O Golden Retrivier é bastante conhecido por seu alto grau de sociabilidade, logo se dá bem com crianças e pessoas novas. Por essa razão, não é indicado para se tornar cão de guarda.

A pelagem do Golden é lisa ou ondulada e com franjas. Os pelos podem ser escovados de 3 a 4 vezes por semana, porém o banho deve ser quinzenal. Os machos chegam até 61 centímetros, já as fêmeas têm até 56 centímetros.

4. Pastor Alemão:

pastoreio

O próprio nome já indica sua principal atividade. É uma raça de coragem, inteligência, alto poder de combate, agilidade, velocidade e resistência a longas caminhadas. Também pode ser utilizada como cão de guarda, farejadores, salvamento e guia. Essa raça é insuperável no requisito companheirismo.

Proteção e cuidado são características bem marcantes do Pastor Alemão. Um cão equilibrado com alto grau de desenvoltura, vigilância e fidelidade ao seu dono.  É um forte candidato a ser um cão de guarda, pois não é propício a fazer amizades imediatas com estranhos. Por ser uma raça super ativa, é recomendado o estímulo ao exercício físico, por esse motivo deve ser criado em lugares bem espaçosos.

Sua pelagem tem coloração preta com marcas marrom avermelhada, marrom e amarelo, e até cinza claro e precisa de cuidados moderados. A escovação dos pelos deve ocorrer pelo menos 3 vezes por semana para mantê-los brilhosos e saudáveis.

5. Pastor Belga:

pastoreio

Essa raça é uma referência quando se trata de cão de guarda. Ótimo farejador e protetor, o Pastor Belga é o cão preferido dos agentes de segurança e investigadores. Possui um temperamento amigável, porém, quando é necessário, defende seu dono sem pestanejar.

Essa raça é indicada para fazendas, pois  esse cão precisa se movimentar muito. Tem forte predominância a guiar e guardar o rebanho, auxiliando o homem do campo na lida. É uma raça bem dócil com seus companheiros, mas precisa de adestramento para não se tornar agressiva com estranhos. O Pastor Belga é um cão bastante rústico e acostumado com a vida no campo.

Sua pelagem tem muita versatilidade, variando em textura e comprimento. Na região da cabeça a pelagem é mais curta, porém no corpo a pelagem se torna mais comprida e com franjas. Seu pelo é muito liso e abundante, sendo necessário uma escovação constante. Pode variar de altura com 60 a 66 centímetros para os machos, as fêmeas são levemente menores.

E você, tem uma raça preferida? Comente abaixo 😉

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook