Blog

Raquel Fernandes, a artista plástica apaixonada por cavalos

Mundo Country
29.11.2016

Raquel Fernandes, 35 anos, é exemplo de que o trabalho feito com amor é muito mais prazeroso.  Formada em Medicina Veterinária, Raquel trabalhou durante algum tempo com os equinos, principalmente com o Manga Larga Marchador, raça pela qual é apaixonada. Porém, em 2013, ela decidiu abandonar a profissão e se desafiar em uma nova arte: a pintura.

Desde sua infância conviveu com animais na fazenda de seu avô paterno, em Corinto / MG.  Logo, a moça se tornou uma apreciadora e amante dos cavalos, fato que comprova a perfeição de suas artes, além, é claro, do seu talento e dom.

artista plástica apaixonada por cavalos

Raquel em seu ateliê rodeada de suas obras.

O desenho e a pintura acompanham Raquel desde a infância, sempre tendo como tema principal o cavalo. Ela conta que sempre teve facilidade para desenhos. Em sua adolescência fez aulas de desenho, desenvolvendo e aprimorando com técnicas de luz e sombra. Depois, quando decidiu que a arte viraria sua profissão, buscou se aprimorar nas técnicas através de cursos.

Depois de formada em Medicina Veterinária, trabalhou com clínica e reprodução de equinos por mais de 8 anos. Enquanto fazia a graduação, vendia camisetas pintadas à mão com estampas de equinos, além de alguns quadros. Mas, ela sempre encarava como um hobby. Porém, em 2013, decidiu abrir mão dessa área para dedicar-se integralmente à arte.

artista plástica apaixonada por cavalos

A vida de Raquel mudou depois de um convite de amigos para que ela apresentasse suas obras no estande da Companhia do Sertão, durante a exposição Nacional do Mangalarga Marchador de 2013. A repercussão foi grande. A moça percebeu que a arte poderia ser sua profissão.

Raquel tem toda forma de arte como inspiração, desde a música até o teatro e intervenções urbanas como meios de aprendizagem e aprimoramento. Porém, existem profissionais que fizeram parte de sua história como artista plástico Salvador Dal que faz a mistura do mundo imaginário com a precisão dos traços. 

728x90

Picasso também esteve presente nas entrelinhas de sua história, já que na casa de sua avó tinha vários pôsteres do artista. Outra grande referência é George Stubbs, cujos quadros têm como tema os cavalos. Atualmente, Raquel acompanha o trabalho de inúmeros artistas que pintam cavalos, principalmente da Europa e EUA. “O que me estimula a melhorar a cada dia!”, conta.

Como as obras são feitas?

As obras de Raquel, geralmente, são em pintura a óleo e lápis pastel. Embora, ela trabalhe com outros materiais, como grafite, carvão, aquarela, nanquim e tinta acrílica. Naturalmente, as pinturas a óleo são mais demoradas, normalmente levam cerca de 45 dias para serem finalizadas. Já os desenhos, com uma semana, em média,  estão prontos.

Os valores variam com material e tamanho. Em média, uma pintura a óleo equivale a R$ 1.500,00 e um desenho em lápis pastel, R$ 800,00.

artista plástica apaixonada por cavalos

Uma das obras mais importantes virou cenário de TV.

O desenho do Truc Morro Grande & Russo, feito em 2013 é uma das obras mais importantes da carreira como artista plástica. Hoje, o desenho compõe parte do cenário do programa  MMTV, do Mangalarga Marchador, que passa no Canal Rural todo domingo.

Acompanhe o trabalho da Raquel nas redes sociais:

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook