Blog

A História do Berrante

Curiosidades / Mundo Country
07.12.2010
Os berrantes surgiram há mais de três séculos, época em que o próprio tropeirismo dava seus primeiros passos e talvez seja por isso mesmo que é tão difícil dissociar uma coisa da outra. Ao nascer, o berrante tinha uma primeira função: ajudar os tropeiros a agrupar os animais. Os primeiros berrantes eram feitos do chifre do boi pedreiro – antiga raça surgida em meados de 1910 cujos chifres podiam chegar até 1,50m de comprimentos – mediam mais de um metro, eram fundamentais no transporte de boiadas de até 85 marchas e seu som era bastante grave.

Os berrantes surgiram há mais de três séculos, época em que o próprio tropeirismo dava seusprimeiros passos e talvez seja por isso mesmo que é tão difícil dissociar uma coisa da outra.Ao nascer, o berrante tinha uma primeira função: ajudar os tropeiros a agrupar os animais. Osprimeiros berrantes eram feitos do chifre do boi pedreiro – antiga raça surgida em meados de1910 cujos chifres podiam chegar até 1,50m de comprimentos – mediam mais de um metro,eram fundamentais no transporte de boiadas de até 85 marchas e seu som era bastante grave.

Em seguida surgiram os berrantes com anéis de prata, suas bocas mediam até 40centímetros e eram utilizados para chamar vacas e bois para dar sal ou fazer transporte ou, ainda, quando a bóiada estava pronta.O som de um berrante, no silêncio do sertão, pode ser ouvido a 3km de distância. O bom berranteiro consegue o som certo, algo que se assemelha a um longo pluuummmm, quando o som é de um longo Fuuufuuu é sinal de que o instrumento está sendo mal tocado. Se fosse criado um glossário dos tropeiros, estradões seriam definidas como viagens, dias como marchas e o berranteiro seria conhecido como porteiro. De acordo com a região do Brasil, berrantes podem ser chamados de: binga, guampo, buzina ou berrante. O berranteiro nunca o carrega pendurado, trata o instrumento com azeite de mamona, jamais coloca bebidas alcoólicas e o mantém sempre limpo.

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook