Blog

1º Estrelas do Laço promove o maior rodeio feminino do Brasil

Esporte / Mundo Country
06.10.2017

Em um mundo onde os peões tomam conta das arenas, o 1º Estrelas do laço chega para garantir a presença feminina nos esportes country. O evento, maior rodeio feminino do Brasil,  acontece em Cachoeira do Sul, e é  o primeiro grande evento com a participação exclusiva das mulheres.

O 1º Estrelas do Laço acontece nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, no Parque de Exposições da Fernarroz em Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul e já está movimentando prendas e amazonas de todo o país. O evento conta com a participação feminina nas arenas, nos bretes, na comissão julgadora e também na locução.

rodeio femininoA ideia de fazer um rodeio feminino surgiu entre as próprias atletas. Leidy Festinalli, uma das organizadoras do Estrelas do laço, participa de provas de laço há 11 anos. Ela conta que a criação de uma competição só para as mulheres veio da necessidade de um cenário mais justo e com mais oportunidades para as prendas e amazonas. “Como laçadora, sempre senti a falta de ter mais oportunidades para a categoria do laço prenda. A grande maioria das mulheres só participa apenas de uma ou duas categorias. Podemos disputar em todas as categorias, porém se torna algo desigual.” ela afirma.

Para Leidy, a conquista das mulheres no meio do esporte tem um papel importante para a tradição country. “Ao se contemplar as mulheres estaremos fortalecendo ainda mais nossa tradição, pois a mulher é quem gerará novos participantes. Queremos ocupar nosso espaço de direito.”

A presença feminina nas arenas vem sendo cada vez mais constante. “Esta aspiração que é comum entre as mulheres me inspirou a realizar um rodeio feito por mulher e para mulher” conta a organizadora do Estrelas do Laço . A própria prova de três tambores, por exemplo, é palco de grandes atletas. Já em outros esportes, as cowgirls dividem o espaço, ainda pequeno, com os peões.

Leidy lembra que muitas mulheres tem uma jornada dupla, de trabalhar e cuidar dos filhos. Assim não podem se preparar para competir com os homens. “Tem desigualdade, tendo em vista as categorias serem disputadas geralmente pelo homens que estão com um nível de laço mais preparado do que as mulheres. E partindo deste princípio, nossas chances são muito menores.”

Maior rodeio feminino – Provas do 1º Estrelas do laço

A primeira edição do evento contará com 40 mil reais em prêmios. Serão mais de 100 premiadas.

rodeio femininoAs provas serão tiro de laço, vaca parada, paleteada, gineteada feminina, vaca mecânica, crioulaço, laço criador e resenha coletiva.

“Qualquer mulher, e todas as mulheres, independente de idade, desde que tenham vontade, poderão participar do estrelas do laço” reforça Leidy. Já são mais de 200 inscritas, de todos os cantos do Brasil e até de países vizinhos. A organizadora comemora o sucesso do evento “Creio que nunca se ouviu falar de um rodeio com tanta aceitação. É impressionante e a felicidade é contagiante”.  As competidoras interessadas poderão fazer suas inscrições no dia do rodeio, para mais informações, entre em contato no número (51) 9 9979-9736.

Leia também: Dicas da Kamila – As melhores opções de bota para treino de laço

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook