Blog

Conheça mais sobre a cultura country no 33º Encontro Americano de Poesia Cowboy

Estilo Country / Eventos / Mundo Country
30.01.2017

O povo country ama eventos que valorizem a cultura country. Dessa vez, o evento mais aguardado é o 33º Encontro Americano de Poesia Cowboy. Esta celebração agrega a arte e tradição das histórias e lendas do Oeste Americano Rural por meio de experiências pessoais e lendas dos artistas rurais da região. Poesia e prosa, música, filmes e artes visuais, são alguns dos formatos de arte que se pode apreciar neste evento.

Foto: http://www.bandsintown.com

Do dia 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2017, a cidade de Elko no estado de Nevada nos EUA, sedia este evento tão importante para a cultura country. Lembrando que Elko é considerada a cidade mais “cowboy” de todo o estado de Nevada. Para os apaixonados pelo universo country, a cidade estará repleta de histórias cheias de aventura, humor, heróis e vilões, contadas por mestres da narrativa e cidadãos comuns do oeste rural.

O diretor executivo do Western Folklife Center, que produz o Encontro Americano de Poesia Cowboy, David Roche, relata o seguinte: “Alguns dizem que o mundo começou com histórias contadas em volta de uma fogueira”. “Nosso mundo é feito de histórias – antigas, que permanecem vivas em nossas almas e novas que são capazes de nos iluminar como se fosse um raio no meio do deserto – Junte-se a nós em Elko, NV, para este Encontro com os melhores poetas e contadores de história do Velho Oeste.”

O mais legal de todo o evento é que todos terão a oportunidade de se divertir ouvindo e contando histórias. E tem mais, quem comprar o ingresso para o evento terá a chance de participar da oficina de Storytelling digital e workshops de oratória. Além de aulas de dança e até de como escrever músicas. Também poderá gravar histórias no stand da StoryCorps, participar de uma sessões abertas sobre o tema e mesas redondas sobre histórias com blogueiros, produtores de audiovisual, jornalistas e artistas visuais.

Foto: http://travelnevada.com/

Mas, o que é o Encontro Americano de Poesia Cowboy ou National Cowboy Poetry Gathering?

É um festival internacional que celebra a arte, cultura e tradição da zona rural do Oeste. Um evento que valoriza e enobrece ainda mais a cultura country. Oferece e valoriza poesia, música, contação de histórias, danças, exposições, fóruns, workshops, comida e convivência da comunidade.

Produzido pelo Western Folklife Center, o National Cowboy Poetry Gathering foi iniciado em 1985 por um pequeno grupo de folcloristas e poetas da região. Atualmente, tornou-se um ritual anual para milhares de pessoas que valorizam e praticam as tradições artísticas da região.

Para o 33º Encontro Nacional de Poesia dos Cowboys, de 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2017, o tema é “Real Stories. Straight up”. Será um encontro anual de 45 poetas, músicos e bandas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália . Eles farão performances em sete palcos distribuídos em 4 locais na cidade.

Será que esse evento chega ao Brasil? Além dos rodeios, campeonatos e shows. os festivais de valorização da cultura sertaneja deveriam ser mais presentes no país. Conhece algum evento do tipo? Deixe nos comentários.

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook