Blog

Organização de fim de ano: dicas para faxinar sua casa

Curiosidades
16.12.2015

Dezembro chegou, família reunida e ao longo do ano você acumulou tanta coisa que não sabe nem por onde começar? A Brasil Cowboy te ajuda com algumas dicas de como começar 2016 com tudo organizado.

Por onde começar?

Como a faxina de fim de ano requer um pouco mais de esforço, você pode separar tudo por cômodos.

Sala

Sabemos que a sala é a parte principal de uma casa, e um ambiente limpo e organizado é de extrema importância.

Você pode começar a sua faxina retirando todo o pó dos armários, por dentro e por fora. Aproveite e limpe atrás do móvel, organize o armário e se desfaça do que não tem mais utilidade.

Como o objetivo é deixar a casa a mais impecável possível, se você estiver pensando em comprar novas cortinas, você pode optar pelo tecido poliéster e o tecido acrílico, que são muito resistentes ao sol.

Em caso de tapetes, é preciso muito cuidado na hora de higienizar, pois dependendo do material do tapete, o mesmo pode danificar. Uma dica amiga é o vinagre. Ele é um desinfetante natural e neutralizante. O vinagre pode matar os germes, e também pode neutralizar a acidez da urina de animais de estimação, enquanto elimina qualquer outro odor desagradável.

Cozinha

organização de fim de ano 2

Como qualquer ambiente, não basta estar tudo limpinho. Cada coisa em seu lugar, cria um ambiente mais harmonioso e agradável.

Na cozinha, você pode começar retirando os objetos dos armários, gavetas e prateleiras. Aproveite e também veja o que não tem mais utilidade e dê atenção aos produtos vencidos. Limpe tudo com um bom produto desinfetante e se for necessário, troque o forro das gavetas.

Dica: Se tiver alguma parte de sua cozinha com muita gordura (Ex. Fogão), você pode tirar o excesso de gordura com vinagre (olha ele aqui de novo). Pra quem não sabe, o vinagre é ótimo para cortar aquele “efeito meleca” da gordura. Após isso, limpe tudo com detergente e água.

Na geladeira, o básico suficiente e adequado para este tipo de limpeza é uma esponja ou um pano macio e um detergente neutro. Lembrando sempre tomar cuidado com produtos de limpeza que possuem em sua fórmula algo que possa penetrar nos componentes da sua geladeira e ainda contaminar os alimentos. Evite instrumentos pontiagudos na retirada do gelo.

Dica: Para quem tem crianças em casa e a toalha de mesa suja muito durante as refeições, você pode optar por usar jogos americanos de plástico, que são bem mais fáceis de limpar.

Para finalizar, no piso, você pode retirar a sujeira com uma vassoura ou um aspirador e em seguida, jogar água ou passar um pano úmido com um bom limpador de chão.

Quartos

Uma dica excelente é começar se desfazendo de roupas e objetos que você sabe que não usa mais e não tem utilidade.  Separe tudo o que não for utilizar, aproveite e veja o que pode servir para doação.

Outra dica ótima é aproveitar a ocasião e separar colchas e travesseiros para lavar, não esquecendo também de tapetes, cortinas, entre outros.

Banheiro

O banheiro é uma parte complicada de manter sempre limpo, ainda mais quando a casa está cheia. Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar não só agora, mas durante o ano todo.

Sempre que for limpar, escolha usar água sanitária à base de cloro ou desinfetantes que tenham alvejantes, pois assim, a limpeza será mais profunda, ajudam na remoção de manchas e melhoram o cheiro do ambiente no banheiro.

Se o box do seu banheiro for de vidro, você pode finalizar a faxina com um produto limpa-vidros para remover todas as manchas de resíduos de sais e calcário.

Nos armários, para deixar o ambiente mais organizado, siga o mesmo esquema de separar o que não vai utilizar mais e atente aos produtos vencidos.

Sempre coloque um saquinho plástico no lixo do banheiro.

Áreas externas

organização de fim de ano 3

Foto: Pinterest

Você também pode incluir na sua faxina de fim de ano áreas externas. Dar um ar mais agradável ao seu quintal, à varanda e quem sabe até, não montar uma hortinha?!

Se você mora em apartamento, faça uma arrumação no hall de entrada, renove os vasos e as flores, limpe bem a porta e o tapete de entrada.

Nossas avós sempre tinham uma hortinha no quintal de casa e você pode aderir essa ideia na sua organização. Escolha suas plantações seguindo critérios do que você gosta, o que consome e o que se adapta às condições e dimensões do seu espaço.

Foto de destaque: homify

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook