Blog

5 dicas de cuidados especiais com facas e canivetes country

Curiosidades
15.09.2016

As facas e canivetes, como qualquer outro utensílio, precisam de cuidados regulares e manutenção periódica para que permaneçam fortes e funcionais. Essas ferramentas, independente dos materiais utilizados, são propensas a danos, desgaste ou ferrugem. 

A faca é uma das ferramentas mais conhecida pelos seres humanos.  Está presente em quase todos os cantos do mundo e ajuda a realizar várias atividades. Assim como a faca, o canivete também auxilia em atividades rotineiras como corte de alimentos e nas atividades do homem do campo.

Eles ajudam no corte de cordas, galhos, abertura de saco ração, dentre outras infinitas atividades que o cowboy exerce na lida. São fiéis companheiras do homem sertanejo.  Os canivetes que são, em sua maioria, dobráveis, também são de grande valia na vida do cowboy. No entanto, muitas vezes, o descuido com as facas e canivetes resulta em danos ao longo do tempo prejudicando sua durabilidade.

728x90

Os culpados mais comuns para os danos são:

  • Umidade;
  • Poeira;
  • Resíduos de corte.

Confira algumas dicas para manter sua faca e canivete por mais tempo:

1- Sempre limpe a lâmina

Para garantir que a faca permaneça em bom estado, a ação mais básica que pode ser tomada é, após usar, sempre limpar a lâmina de qualquer umidade, poeira e resíduos de corte com um pano seco.

2- Afie regularmente

Outra dica essencial é em relação à afiação. Normalmente,  deve-se ter mais cuidado com uma faca dobrável do que com uma de lâmina fixa. Existem diversos produtos para afiação, porém é sempre bom levar a um especialista. Evite afiar a faca em esmeril ou ferramenta similar. Esse material pode ajudar a elevar a temperatura do aço e comprometer o tratamento térmico dado à lâmina.

facas-e-canivetes-country
facas-e-canivetes-country-2

3- Use as ferramentas de maneira certa

Uma faca ou canivete não devem ser usados, por exemplo, como um martelo. O fato das facas e canivetes serem muito versáteis não significa que podem ser usados de qualquer maneira. A manipulação das facas adequadamente é de extrema importância.

4- Guarde-os com todo cuidado

Normalmente, as facas vêm com uma bainha de couro. É preciso que ocorra a limpeza com pano seco para depois guardá-la na bainha. Em relação aos canivetes, devem ser fechados com bastante cuidado, pois pode ocorrer choques internos entre a lâmina e algum batente do material e a durabilidade diminui.

5- Lâminas de inox

Se sua faca ou canivete for fabricado em aço inox, lembre-se: eles também enferrujam e requerem o mesmo cuidado das lâminas em aço carbono. É preciso estar atento às facas de aço carbono, pois elas costumam apresentar manchas com o uso. Isso é natural, fique calmo. Faz parte do processo de oxidação superficial. Para mantê-la limpa, aplique sobre a lâmina um pouco de água morna e bicarbonato de sódio. É preciso lubrificá-las com óleo neutro: de cravo ou de cozinha.
facas-e-canivetes-country-3

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook