Blog

Comportamento equestre: Por que os cavalos dormem em pé ?

Curiosidades
16.12.2016

Chega a ser intrigante para nós, humanos, ver os cavalos dormindo em pé. Quem está na fazenda percebe que a noite, mesmo depois de um longo dia de trabalho, os cavalos dormem em pé.  Porém, esse comportamento tido como “anormal” para nós, humanos, é mais uma maneira do processo evolutivo desses animais e funciona principalmente como um recurso de defesa. Entenda esse comportamento equestre.

Saiba o por quê: cavalos dormem em pé?

A explicação para esse acontecimento comum no mundo equestre é devido aos ligamentos especiais. Eles são chamados de suspensor do boleto. Esses são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo que elas se dobrem enquanto estão dormindo. Com um gasto mínimo de energia, o cavalo possui esse “sistema de travamento” que o permite dormir em pé.

Para os equinos permanecerem nesta posição é confortável, pois, as patas têm pouca musculatura e ligamentos reforçados. Outro fator importante que o faz dormir em pé, é em relação à proteção. Assim eles se protegem dos predadores, pois, por apresentarem as costas retas não conseguem levantar rapidamente. Já em pé são mais rápidos conseguindo minimizar as ameaças.você-sabia

O cavalo também pode dormir deitado. Mas isso só acontece ocasionalmente, em algumas ‘sonecas” durante o dia. Porém, ele só deita quando se sente protegido e em local seguro na companhia de outros cavalos, que podem zelar pela sua segurança.

Porém, se seu cavalo fica deitado durante horas pode ser que tenha sinais de alguma enfermidade que pode estar causando algum incômodo. Procure um veterinário e faça um check-up completo para detectar as enfermidades.

Fique por dentro das maiores curiosidades e informações sobre os cavalos. Clique aqui!

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook