Blog

5 boas razões para tomar café

Culinária / Curiosidades
18.01.2016

Você sabia que apenas o cheiro do café pode fazer com que você fique menos estressado? Hô, coisa boa! Mas o que realmente torna essa bebida tão especial? Nós te contamos!

1° motivo

Geralmente tomamos nosso café quando bate aquele sono, certo? Esse chacoalho  é muito necessário, pois não mantém você apenas acordado, mas faz com que você se sinta mais disposto. O café faz com que o nosso cérebro trabalhe de forma mais eficiente e mais inteligente, ou seja, tomar o café logo pela manhã pode estimular mais do que apenas um impulso de energia, faz com que você tenha mais produtividade em seu dia.

2° motivo

Para começar bem o dia, na roça, no campo, na lida ou na cidade, o primeiro passo é tomar um café bem quentinho. Sabe por quê? O café pode fazer você se sentir mais feliz!
Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde descobriu que pessoas que bebem cerca de quatro ou mais xícaras de café por dia, a probabilidade de serem deprimidos diminuíram em 10%. Segundo o estudo, não é por causa da alta cafeína, mas sim, à associação que o café têm com antioxidantes.

3° motivo

Além do café ser consumido pelos quatro cantos do mundo, de diversas formas, sabores e aromas, essa bebida é conhecida também por trazer muitos benefícios à nossa saúde. Um exemplo disso, é a possibilidade de diminuir os sintomas da doença de Parkinson. Pesquisadores dos Estados unidos relatam que o consumo do café pode ajudar pessoas com essa doença a controlar seus movimentos. Outro exemplo, são para pacientes diabéticos. O café contém ácido clorogênico e trigonelina alcaloide que ajuda a diminuir a glicose e insulina.

O café também contém uma quantidade de antioxidantes, auxiliando nossa imunidade. Nos ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas.

café

4° motivo

Ninguém resiste a um pão de queijo, um bolo de fubá, tão pouco um pão caseiro feito direto do forno à lenha. Pois bem, a cafeína é uma substância psicoativa e tem sido um suplemento comercial para a queima de gordura. O motivo são as substâncias que contêm no café, que mobilizam a gordura dos tecidos adiposos e ainda aumenta nosso metabolismo. Além de ser um estimulante do sistema nervoso central, o café também pode ajudar na absorção lenta dos carboidratos.

5° motivo

Para os adestradores, os que praticam a vaquejada, o hipismo, enduro equestre, entre outros, beber café é mais que essencial. Atletas dessas e de outras formas de atividades físicas, aumentam os níveis de endorfina no cérebro, criando uma “self-reward”, que é uma forma de autogratificação interna, fazendo com que a pessoa que pratica o exercício físico, atinga um ponto máximo de cansaço, onde assim, leve pessoas sem treinamento a pararem por fadiga. Agora, quando tomamos o café, cerca de 4 xícaras, identificamos os ácidos clorogênicos do café bloqueando receptores que são estimulados por essas endorfinas. Ou seja, há um aumento dessa descarga de endorfina e o estímulo é muito maior, fazendo com que o atleta prossiga, atingindo essa autogratificação em um nível bem mais elevado.

gif café

É claro que o que é consumido em excesso pode fazer mal, por isso é bom consumir o café de forma moderada. Exagerar na dose pode levar a sérias complicações. Para desfrutar do nosso café com muito prazer e sem ter controvérsias, o ideal é não ultrapassar o limite de 150 ml a 200 ml de café ao dia, distribuindo essa quantidade ao longo do dia. Aproveite!

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook