Blog

Saiba as raças bovinas mais populares que formam o rebanho brasileiro

Country Life
01.03.2017

Robustez, elegância e beleza é o que não falta nas raças bovinas do rebanho brasileiro. São qualidades especiais e altamente definidas por possuírem um porte físico impressionante. A pecuária bovina é um dos principais setores da economia brasileira, por essa razão muitos fazendeiros têm trabalhado com as raças mais potentes do mercado. Fique por dentro de todas as raças bovinas e confira características específicas de cada um.

Dentre as raças de gado mais populares no Brasil, tanto de gado de corte quanto de gado leiteiro, as que melhor se adaptaram ao clima tropical foram as raças Nelore, Brahman e Gir leiteiro.

As raças de bovinos podem ser divididas de acordo com duas classificações: os taurinos(origem européia) e os zebuínos(origem asiática). Porém, os que mais se adaptaram ao clima tropical, predominante no Brasil, foram os zebuínos que representam mais de 80% do rebanho brasileiro. Estes são frutos do cruzamento com outras espécies e embora mantenham as principais características zebu, eles se diferenciam dos bovinos de outros países.

rebanho brasileiro

Nelore

Uma das raças mais conhecidas e predominantes no Brasil, porém a raça é originária da Índia. É ótima para produtores de carne. A sua principal característica é em relação a pelagem.  A sua pele possui grande número de melanina e assim consegue proteger o animal dos raios solares e ajuda e muito na adaptação deste animal nos locais tropicais. O gado Nelore também apresenta proteção natural contra parasitas, pois seus pelos dificultam ou mesmo impedem a penetração de insetos. A pelagem é branca e pode ter tons de cinza claro. Suas orelhas são pontiagudas e possui chifres curtos.

rebanho brasileiro

Guzerá

Uma das primeiras raças trazidas para o Brasil, é uma das mais antigas do mundo.O Guzerá é uma raça de dupla aptidão, com algumas linhagens definidas para leite e a maioria do gado selecionada para carne. É reconhecida por possuir um par de chifres grandes e curvados para cima. As principais características da raça é a sua rusticidade, a habilidade materna e alta fertilidade.

Seu porte é grande com pelagem que varia do cinza claro ao cinza escuro, havendo tons pardos e prateados A raça Guzerá é muito fértil e resistente à seca.

rebanho brasileiro

Gir

Esta raça é original do sul da Índia. Uma das principais raças utilizadas no Brasil para produção de carne e leite. É, naturalmente, utilizada para a produção de leite por ser capaz de produzir até 3 vezes mais do que outras raças. São animais com uma musculatura bem forte e que se desenvolvem rapidamente.

Inclusive, a raça Girolando, a mais famosa na produção leiteira no Brasil é resultado de cruzamento de Gir com a vaca Holandesa. Os indivíduos dessa raça apresentam chifres compridos e torcidos para baixo, com orelhas enroladas na parte superior. A pelagem varia do vermelho ao amarelado e pode apresentar pintas. A raça é dócil e as fêmeas têm grande habilidade materna.

rebanho brasileiro

Brahman

Os touros Brahman surgiram nos Estados Unidos e são o resultado do cruzamento de quatro raças: Gir, Valley, Nelore e Guzerá.  A raça apresenta uma grande resistência em ambientes de altas temperaturas, seu sistema imunológico é fortíssimo contra infestação de parasitas como o carrapato. A coloração pode ser cinza-claro, cinza-escuro ou vermelho. Não tem chifres e as orelhas são de tamanho médio. É indicado como gado de corte.

rebanho brasileiro

Caracu

Saindo da área dos zebuínos, partimos para os taurinos. A raça Caracu é  taurina portuguesa, trazida para o Brasil na época colonial. Possui uma pelagem amarela ou alaranjada. A raça é extremamente rústica, atingindo níveis de engorda mesmo em pastagens ruins. Outra vantagem desses bovinos é ser resistente a doenças endêmicas brasileiras e parasitas. É usada como gado de corte ou de leite e também como animal de tração.

As fêmeas apresentam grandes índices de fertilidade, boa estrutura corporal, facilidade no parto, boa produção de leite de qualidade, e boa conformação de tetos.

rebanho brasileiro

Angus

É a raça mais famosa de taurinos no Brasil. Seu nome ficou conhecido e a raça se popularizou especialmente a partir do investimento de grandes empresas, como o MC Donald’s, que criou um hambúrguer com a carne Angus.

As principais características desse rebanho são as vantagens da raça para a criação, como a alta fertilidade e precocidade, pois atingem a puberdade e o estado de abate mais cedo. Seu diferencial é a ótima qualidade da carne, que é marmorizada e macia. São facilmente capazes de ganhar peso, e tem um elevado índice de longevidade.

Você conhece alguma outra raça que está se popularizando no Brasil? Deixe nos comentários 🙂

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook