Blog

5 dicas para manter a pelagem dos cavalos saudável e bonita

Country Life
28.06.2016

Os cavalos sempre foram animais muito próximos do homem. Por essa razão são tão parceiros e admirados. Existem vários fatores a serem levados em conta quando o assunto é uma pelagem vistosa, bem cuidada e resistente. Esses fatores são essenciais para que esse animal tenha sempre beleza e bons sinais de tratamento como alimentação adequada, medicação certa, além de cuidados específicos com a pelagem.

A inteligência, os movimentos graciosos, a expressão e o olhar são algumas características de comprovação de que nada é mais belo do que contemplar os movimentos de um cavalo. Para mantê-lo sempre vistoso, é necessário alguns cuidados básicos, confira:

1 -Limpe diariamente os cascos do cavalo: é apenas uma prevenção, que pode ajudar a evitar problemas seríssimos nessa parte do animal. Faça a limpeza no mínimo duas vezes por dia, removendo todo material acumulado na sola do cavalo.

2-Nunca guarde seu animal molhado: Quando o cavalo receber banho deixe secá-lo naturalmente, e sempre prefira banhá-lo em dias ensolarados, para não guardá-lo ainda úmido dentro do celeiro. Esse cuidado previne problemas nos cascos e nos membros como: dermatites e podridão do casco.

3- Raspagem ou escovação da pelagem após o banho: A escovação do pelo do animal após o banho é de extrema importância para tornar a pelagem mais brilhante. Além de auxiliar na retirada da pelagem envelhecida,  dá forma e proporciona mais viçosidade.

4- Não corte totalmente a crina na região da fronte: Evite o total corte da crina na região da cabeça. A crina serve como proteção à insolação direta sobre cabeça, além de exercer a função de proteção e aquecimento nos períodos mais frios do ano.

pelagem dos cavalos

5- Banhos: só devem ser feitos em último caso, pois a pele do cavalo demora dias para repor a oleosidade que a protege, e ele acaba ficando mais vulnerável ao frio e à chuva.  Os banhos devem ser realizados em dias quentes, apenas com água e shampoo.  Os dias quentes facilitam a secagem do animal.

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook