Blog

Esportes com cavalo: bicampeã dos Três Tambores revela seus segredos

Esporte
23.02.2015

Três Tambores é uma competição em que cada milésimo de segundo faz diferença.  A prova conta com um sistema totalmente eletrônico. A dupla cavalo e competidora tem que contornar três tambores dispostos de forma triangular no menor tempo possível. Nós conversamos com a bicampeã nacional deste esporte, que atualmente mora em sua fazenda em União Paulista (438 km de São Paulo) para saber como é sua rotina.

Fatiana é bicampeã pela ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores) vencendo a prova em Barretos em 2014. O outro título foi em 2009. Também é bicampeã em provas da ABQM  (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto-de-Milha)  em 2008 ( campeã com o recorde do tempo) e em 2014 ( campeã com o recorde do tempo) .

3 tambores prêmio

Brasil Cowboy: Quando começou a competir e por quê?

Fatiana Ferreira: Eu me apaixonei pelo esporte nas competições da Festa do Peão de Barretos e isso me incentivou a entrar neste mundo dos três tambores. A minha família inteira é agropecuarista, sempre foi. Então, tive contato com a fazenda e com os animais desde pequena. Eu comecei a praticar a prova dos Três Tambores aos 15 anos e a primeira competição foi em Barretos. A primeira experiência foi ruim porque acabei caindo do cavalo, mas fiquei com mais vontade ainda de vencer.

728x90-1

Brasil Cowboy: Quem foi sua inspiração?

Fatiana Ferreira: Eu me inspiro muito nas americanas, elas são muito técnicas. Sou muito fã da Kelly Yates.

Brasil Cowboy: Como é a sua rotina?

Fatiana Ferreira: Sou zootecnista, me formei pela faculdade de Uberaba. Durante os estudos ficou difícil competir, mas nunca deixei as competições de lado. Hoje moro na fazenda em União Paulista onde trabalho e treino de 3 a 4 horas por dia e também cuido dos meus animais.

Brasil Cowboy: Como você cuida dos cavalos?

Fatiana Ferreira: Todos os nossos animais tem um cuidado especial. Eles têm uma dieta balanceada como qualquer atleta. Comem uma ração de boa qualidade, volumoso e água à vontade. Nos dias que antecedem as competições os cuidados são redobrados!

Quando vou para as competições sempre viajo com meu treinador José Carlos Mendes e mais um funcionário para cuidar dos animais. Somos uma equipe!!

cavalos

Brasil Cowboy: Como você investe o dinheiro dos prêmios?

Fatiana Ferreira: Os Três Tambores não é um esporte que te dá muito dinheiro perto dos gastos. Temos muitos gastos com os animais, viagens, transporte, entre outros.  Acaba nem dando pra investir. Eu tento cobrir os gastos e assim já fico no lucro ! Mas sempre digo: pratico a prova dos Três Tambores por amor, sou apaixonada por meus animais e na prova em si.

Brasil Cowboy: Qual é o segredo do Três Tambores?

Fatiana Ferreira: Tem que ter disciplina, dedicação e amar o que faz. Fazendo as coisas certas, o resultado vem. Sou uma pessoa muito focada e determinada. Acho que este é o segredo.

Brasil Cowboy: Como está a agenda deste ano?

Fatiana Ferreira: Este ano fui competir em Rondonópolis onde ganhei um carro zero km. Fiquei muito feliz por começar o ano bem!!  A agenda já está cheia, começa agora e só termina em dezembro.

Fivela Três Tambores

Fivela Três Tambores

728x400

Brasil Cowboy: E você pretende competir ainda por muito tempo?

Fatiana Ferreira: Eu tinha muito sonhos e objetivos traçados e graças a Deus foram alcançados. O mais recente foi ser campeã em Barretos! Estou muito feliz e realizada profissionalmente, mas sou apaixonada pelo esporte e não posso dizer que vou parar, porque é impossível abandonar o que a gente ama.

Penso sim em diminuir o ritmo das competições, pois é muito cansativo, mas me aposentar jamais.

Brasil Cowboy: O que você faz quando não está competindo?

Fatiana Ferreira: Recentemente abri uma grife de roupas , a She’s Country  que lancei junto com minha amiga e cunhada Maria Paula Maia. Hoje a grife tem representantes em todo o Brasil, então quando não estou treinando  fico focada em desenvolver novas peças para a grife e aproveitar a família. Amo a minha família e pra mim ela é a base de tudo.

Brasil Cowboy: Quais marcas você gosta de usar?

Fatiana Ferreira: Uso muitas marcas importadas,  mas daqui a minha preferida no estilo country é a Tassa .

CONFIRA TAMBÉM:

Conheça as regras e a origem dos Três Tambores

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook