Blog

Entrevista exclusiva com o campeão de bulldogging César Brosco

Esporte
13.03.2015

O bulldogging é uma das modalidades mais radicais do rodeio praticado por dois competidores que têm como objetivo virar e derrubar ao chão um garrote, de aproximadamente 300 kg, no menor espaço de tempo segurando-o pelos chifres.

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso. Quem fica à direita faz o trabalho de esteira, uma forma de garantir que o boi não saia da trajetória. O buldogueiro, cavaleiro que fica ao lado esquerdo do brete, tem a missão de descer do cavalo em movimento, no boi, agarrando-o pelos chifres, derrubando-o com o auxílio apenas das mãos.

A Brasil Cowboy entrevistou o campeão César Brosco, que fala sobre seu amor a esse esporte ainda pouco difundido no Brasil. Natural de Bauru (SP), mas agora residindo em Avaré (SP), acumula títulos, dentre os mais recentes eleito melhor competidor da modalidade pela ABQM em 2010/2011/ 2012/2013/2014, campeão da Liga Nacional de Bulldog 2013, Campeão do Bulldog na Semana Do Cavalo em Presidente Prudente 2014 e Campeão Potro do Futuro pela ABQM 2014.

728x90-1

César é um dos maiores incentivadores do esporte e faz parte da Liga Nacional de Bulldog (LNB) que existe há 03 anos, desde que a Associação Nacional de Bulldog foi desfeita. As informações sobre os campeonatos podem ser adquiridas na página do Facebook da LNB.

Brasil Cowboy: Quando você começou a treinar Bulldogging?

César Brosco: Comecei a praticar em 1996 na cidade de Bauru, no Rancho do Dr. Marcio Tolentino, o grande Professor foi Vagner Semionato, do VS Treinamentos.

Brasil Cowboy: Como você treina?

César Brosco: Meus treinamentos são frequentes de 3 a 4 vezes por semana. Também faço treinamento físico.

Brasil Cowboy: O que um iniciante deve fazer para começar a praticar bulldogging?

César Brosco: Para o iniciante, o ideal é procurar um centro de treinamento com profissionais capacitados, seguir as orientações e sempre procurar esses profissionais para ajudar nas dificuldades do dia a dia. A maior parte dos centros de treinamento está no estado de São Paulo como o Rancho 3 Irmãos (Avaré), Rancho Bisturi (Vargem Grande do Sul), Fazenda Casa Branca (Indaiatuba), Bulldog ranch (São José do Rio Preto), Rancho Canadá (Barretos), Guaxupé, Haras Regina e Prudenharas (Presidente Prudente).

Cesar_Brosco (1)

Brasil Cowboy: Quais são as principais etapas do treinamento?

César Brosco: As primeiras etapas do treinamento são o contato com os animais utilizados para o esporte (boi e cavalo), depois os primeiros movimentos da técnica para a realização da prova, tudo isso em uma réplica de um boi, chamado de ” DAME”. Depois de dominar a técnica no Dame, passa-se a realizar os movimentos nos próprios bois. Após essa etapa, vem a fase do cavalo, onde se aprende os movimentos para a descida ao boi utilizando o DAME e depois passa-se a descer nos bois pra valer.

Brasil Cowboy:  Qual é o segredo do Bulldogging?

César Brosco: Os principais segredos são dedicação, coragem, agilidade, muito treino e respeito aos animais. Mas o principal segredo para uma boa apresentação é não ter pressa e realizar todos os movimentos de maneira correta e na hora certa.

728x400
Brasil Cowboy:  Quais são seus ídolos?

César Brosco: Tenho vários ídolos, primeiro Deus. Dentro do esporte meu maior ídolo é Eduardo Brosco, um dos melhores competidores de bulldogging que já vi, e outros como Arlan dos Reis, Vagner Simionato e Mauro Brosco.

César_e_Felipe

Brasil Cowboy:  Quais são seus planos futuros?

César Brosco: Meus planos para o futuro são ir para os EUA competir e poder ver meus filhos competindo, apesar de que já estão competindo comigo fazendo esteira, como o Felipe.

Brasil Cowboy:  Quando não está praticando bulldogging quais são suas outras atividades?

César Brosco: Sou cirurgião dentista, na especialidade ortodontista, esposo e pai. Queria agradecer a todos que me apoiam principalmente minha esposa Tatiana, a mulher da minha VIDA.

Felipe_Brosco

 

LEIA MAIS:

Bulldogging, o esporte mais radical do Rodeio

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook