Blog

Diferentes maneiras de competições com cavalos

Esporte
11.12.2014

O cavalo, além de ser o melhor amigo do cowboy, está envolvido em diversas modalidades de esporte. Conheça um pouco mais sobre elas:

Dressage

Conhecido por muitos por adestramento ou hipismo, é a mais alta expressão do treinamento em que cavalo e cavaleiro fazem uma série de movimentos predeterminados. Este esporte faz parte das três modalidades equestres olímpicas. Sua finalidade principal é desenvolver a capacidade atlética natural de um cavalo maximizando seu potencial.

Nas competições de adestramento modernas, o sucesso é demonstrado por uma série de movimentos dentro da arena. Os juízes avaliam cada movimento e dão nota de 0 “não executado” a 10 “excelente”. A pontuação 9 é muito boa e considerada alta.

Raides de Resistência Equestre (Endurance)

Competição que testa a velocidade e resistência do cavalo, assim como o conhecimento do cavaleiro sobre seu animal.

O cavalo é defrontado com vários obstáculos naturais em fases que ocorrem no campo e na estrada.  A prova exige muito do cavalo fisicamente e o cavaleiro precisa tomar cuidado para evitar torções. Ao final de cada fase (a cada 40 km) há uma inspeção veterinária rigorosa para examinar a condição física do cavalo que só passa para a fase seguinte se for aprovado.

Turfe – Corridas de Velocidade

 Um dos esportes mais tradicionais do mundo envolve criação, treinamento, competição e apostas. Os cavalos ficam em um “box”. Quando as portas da frente abrem simultaneamente, “é dada a partida!”. Os cavalos correm montados por jóqueis. As distâncias variam, mas situam-se na maioria das vezes entre os 400 m e 4000 metros nos Grandes Prêmios.

Concurso Completo de Equitação

Adestramento, cross-country e salto é a combinação para essa disputa que pode ocorrer de um até três dias com inúmeras provas. No adestramento, cavalo e cavaleiro devem realizar uma série de movimentos preestabelecidos em uma arena fechada. No cross-country a dupla deve ultrapassar uma serie de obstáculos e chega a ser exaustiva. Após uma inspeção veterinária, na última prova realiza-se o salto, que consiste em 25 obstáculos sólidos (30 a 40 esforços de saltos) em cerca de 6 km de solo irregular.

Concurso Completo de Atrelagem

A Atrelagem pode ser comparada às corridas de bigas dos filmes do Império Romano aliada à elegância da nobreza europeia. Esta é uma modalidade em desenvolvimento no Brasil muito parecida com o Concurso Completo de Equitação. Possui três tipos de provas seguidas, uma em cada dia: prova de adestramento, prova de maratona e prova de maneabilidade. No adestramento são avaliadas a capacidade do animal controlar o veículo, qualidade da carruagem e das roupas, beleza e similaridade entre os cavalos. Na etapa seguinte são testadas as habilidades em um percurso difícil que varia entre 10 e 27 km. Finalmente, na prova da maneabilidade, no lugar dos obstáculos são utilizados cones com uma esfera que, se cair, acarreta em perda de pontos para o competidor.

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook