Blog

Natal Caipira: 3 receitas deliciosas e simples para a sua ceia

Culinária
20.12.2016

O fim do ano chegou trazendo uma das épocas mais gostosas. O natal é uma festa tradicional. Uma ocasião que reúne a família em um momento de confraternização e alegria. É claro que o natal do cowboy é especial, com todo mundo em volta da mesa, a ceia é a parte principal dessa noite. Para um natal caipira de verdade não pode faltar comida boa e é por isso que o Chef Paulo Machado dividiu com a gente as melhores receitas pra uma ceia de deixar água na boca.

Não é preciso gastar muito para ter um natal caipira especial, mesmo porque, o importante nesse momento não é o dinheiro e sim o valor da comemoração. Podemos fazer uma ceia bem farta com ingredientes simples e tradicionais, de forma criativa, aproveitando o melhor da comida da fazenda. As receitas do Chef Paulo Machado substituem elementos, usando produtos locais que são necessariamente mais em conta e resgatando receitas da nossa região como faziam nossos avós.

Para uma ceia de natal caipira completa nós temos três pratos deliciosos: Galinha caipira ensopada, arroz com pequi e paçoca de carne-seca são as opções.

Aprenda o passo a passo para a ceia de natal caipira

Arroz com pequi

natal caipira

Para fazer o arroz com pequi você vai precisar de:

100 Gramas de pequi amarelo lavado

15 Mililitros de óleo ou banha de porco

Meio dente de alho amassado

40 Gramas de cebola picada

100 Gramas de arroz lavado e escorrido

250 Mililitros de água quente

Sal refinado a gosto

Pimenta de cheiroem rodelas a gosto

Salsa e cebolinha verde picada a gosto

Modo de preparo: Começe o prato tirando a casca do pequi. Coloque na panela com o óleo ou com banha de porco. Acrescente o alho e a cebola e leve ao fogo para refogar. Mantenha o fogo brando mexendo sempre até a cebola e o alho ficarem dourados.

Junte o arroz ao pequi, espere fritar um pouco e acrescente a água. Cozinhe o arroz até ficar macio e a água secar. Tempere com pimenta a gosto e misture delicadamente. Tire do fogo, polvilhe com cheiro verde e leve à mesa da ceia.

Outra opção para o arroz é trocar o pequi pela guariroba.

Galinha caipira ensopada

Para fazer a galinha caipira ensopada você vai precisar de:

Meia cebola média picada

1 Galinha caipira cortada em pedaços

1 Folha de louro

30 Mililitros de óleo

1 Quarto de pimentão picado

1 Tomate picado

Tempero mineiro a gosto

Cheiro verde a gosto

Modo de preparo: Começe a receita pela galinha, limpe, lave e corte, depois tempere com o tempero mineiro. Separe a galinha. Agora coloque o óleo em uma panela até aquecer bastante.

Pique a cebola, o tomate e o pimentão e refogue no óleo. Em seguida acrescente a galinha já temperada. Deixe a carne corar e acrescente a água fervente até cobrir a galinha. Cozinhe até a carne ficar macia e o caldo se tornar um molho mais espesso. Sirva numa travessa com cheiro verde para decorar.

Paçoca de carne-seca

natal caipira

Para fazer a paçoca de carne-seca você vai precisar de:

75 Gramas de carne-seca (charque) 75 g

10 Mililitros de óleo vegetal

1 quarto de cebola média

1 tomate picado

Meio dente de alho

Salsa e cebolinha verde a gosto

Pimenta vermelha a gosto

Farinha de mandioca para dar ponto

Sal a gosto

Modo de preparo: Você deve começar essa receita um dia antes da ceia. O primeiro passo é preparar a charque. Deixe o charque de molho durante 24 horas. No dia seguinte retire-o da água e corte em pedaços.  Cozinhe em água até amolecer e, depois de frio, desfie completamente.

Pique a cebola e o alho bem pequenininho e refogue no óleo quente. Acrescente o charque desfiado e misture bem e tampe a panela. O charque deve ferver e ficar ligeiramente úmido (coloque água aos poucos).

Tempere com pimenta, salsa e cebolinha a gosto. Acrescente a farinha de mandioca aos poucos até chegar a uma textura homogênea. Verifique o sal e está pronto para servir.

Agora é só arrumar a mesa de natal com as dicas de decoração que nós demos aqui no blog, vestir sua bota preferida e esperar o Papai Noel chegar. Com essas receitas sua ceia de natal caipira ficará completa. O chef Paulo Machado é especialista em cozinha pantaneira e caipira, ele já ensinou aqui no blog a receita do macarrão de comitiva , que também pode ser inserido no jantar das festas de ano novo.

img_9481-1

Nós e o Chef Paulo Machado desejamos a todos um feliz Natal, um 2017 repleto de saúde e muitas alegrias!!!

Faça as receitas e mande foto pra gente!

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook