Blog

Receita pantaneira: Aprenda a fazer o Macarrão de Comitiva

Culinária
01.11.2016

A culinária pantaneira tem características bem marcantes. A comida das comitivas é preparada para alimentar todos os peões que levam o gado. No Pantanal o transporte das cabeças de boi pode durar dias e é preciso que os alimentos levados pelos boiadeiros tenham ingredientes que não estraguem na viagem. O Macarrão de Comitiva é uma dessas receitas tradicionais.

Com fácil preparo e saboroso, esse prato conquista não só os integrantes da comitiva, mas pode ser saboreado em almoços de família, jantares com os amigos ou no dia a dia.

728x90-1

Quer aprender a fazer o Macarrão de Comitiva? O chef Paulo Machado, especialista em comida pantaneira, ensina sua receita do prato.

Ingredientes do Macarrão de Comitiva

Para fazer esse prato você vai precisar de:

  • 450 g de carne de sol
  • 400 g de macarrão comprido (espaguete)
  • 30 ml de suco de laranja
  • 15 ml de azeite de oliva
  • 4 dentes de alho
  • Água quente a gosto
  • Cheiro verde picado a gosto

O macarrão, ingrediente principal do prato, é uma escolha simples, fácil e barata tanto para o dia a dia quanto para as comitivas. A carne de sol, além de ter um sabor especial, tem um prazo de validade maior do que a carne fresca, por isso é a opção perfeita para ser levada nas viagens.

Modo de preparo

O primeiro passo da receita é o corte da carne. Corte os 450 gramas de carne de sol em pedaços pequenos e irregulares, em seguida lave com bastante água. Isso fará com que a carne não fique tão salgada.

O próximo passo é refogar o alho. Soque os quatro dentes de alho em um pilão e depois passe para uma panela com óleo de azeite quente. Adicione a carne já picada e frite.

Adicione os 30 mililitros de suco de laranja na panela. Cozinhe até dourar a carne. Em seguida quebre os 400 gramas de espaguete em até três partes e adicione a massa quebrada à panela. É importante misturar bem.

Frite o macarrão e a carne com cuidado para não queimar. Vá adicionando a água aos poucos, sem mexer. Deixe a mistura cozinhando até que o macarrão esteja ao dente.

Retire do fogo e deixe descansar por 15 minutos. Sirva o Macarrão Pantaneiro com cheiro verde.

Essa receita rende para 4 porções.

Sem segredo, o preparo do prato é fácil e o resultado é saboroso. Faça a receita e conte pra gente como ficou!

A receita e foto são do chef Paulo Machado

Veja também: Dicas para preparar o churrasco perfeito

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook