Blog

Descubra como fazer um delicioso carreteiro no fogão à lenha

Culinária
31.10.2017

Existe um segredo na culinária rústica, a simplicidade. Nada é melhor que aquela comida com gosto especial de que foi feita em casa. Quem não ama aquela comida simples feita no fogão à lenha? Hoje separamos uma receita especia de carreteiro, do veterinário Fernando Zago, que é apaixonado por comida caipira e compartilha no instagram vários pratos de dar água na boca, vem ver!

O arroz carreteiro é um prato tradicional da comida caipira. A origem veio da necessidade. Os carreteiros, que percorriam o Brasil carregando grandes cargas por longas distancias, precisavam se alimentar de forma prática, com pratos feitos a partir de ingredientes que pudessem ser levados na viagem sem conservação, como é o charque e o arroz

carreteiro

Receita do carreteiro no fogão à lenha

Para servir até 4 pessoas você vai precisar de:

1 quilo de charque

350 gramas de arroz

1 cebola grande

2 dentes de alho

40 gramas de toucinho ou bacon

Água fervente em quantidade suficiente para cozinhar o arroz

Sal e pimenta a gosto

Salsa e cebolinha bem picadas para acompanhar

Modo de preparo

Comece o carreteiro pelo charque. No fogão à lenha, coloque o charque, cortado em cubos, em uma panela. Acrescente água e ferva por aproximadamente 30 minutos, para tirar o excesso de sal. Troque a água e mantenha fervendo por mais 10 minutos. Reserve o charque sem a água.

Em uma panela, de preferencialmente de ferro, derreta o toucinho. Doure a cebola e acrescente alho para fritar logo em seguida.

Coloque o charque, tempere à gosto com a pimenta e acrescente cerca de 2 xícaras de água fervente. Deixe cozinhar por mais 30 minutos, acrescentando água se necessário.

Quando o charque estiver macio, deixe a água evaporar e acrescente o arroz, frite ligeiramente e adicione a água fervente, cerca de duas vezes o volume do arroz. Verifique o tempero e se necessário acrescente mais sal e pimenta. Deixe cozinhar até evaporar quase toda a água.

Sirva em seguida, permitindo que cada um sirva o cheiro verde e a cebolinha como acompanhamentos
à vontade.

Dica do cozinheiro: O arroz carreteiro deve ser servido quente e úmido, ou seja, deixe um pouquinho de caldo. Você também pode acrescentar fatias de queijo minas bem finas para que derreta, e, cima do arroz. Outro ótimo acompanhamento são ovos caipiras fritos.

Sirva o carreteiro para seus convidados, chame os amigos e a família para provar e tenha um bom apetite.

Siga o instagram do Fernando Zago para acompanhar mais receitas da gastronomia rústica

Leia também

Receita pantaneira: Aprenda a fazer o macarrão de comitiva

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook