Blog

Aprenda a fazer um delicioso feijão tropeiro mineiro

Culinária
13.07.2017

Quem não ama aquele gostinho de comida caseira, feita no fogão à lenha? No século 20, os tropeiros levavam gado na região de Minas Gerais. Eles tinham que improvisar para levar o sabor da comida de casa para o dia a dia na estrada. Assim surgiu o famoso prato mineiro, o feijão tropeiro.

A mistura de feijão, farinha e cortes de carne bovina e suína é pedido certeiro para quem quer experimentar a culinária mineira. Por ser fácil de fazer na estrada e a base de alimentos que estragavam com menos facilidade, o feijão tropeiro se tornou o prato base dos desbravadores e trabalhadores do campo na região do Sudeste e Centro-Oeste.

O quadro Bem Sertanejo, apresentado pelo cantor Michel Teló no Fantástico, leva a culinária típica de cada estado para a televisão. É claro que o feijão tropeiro estaria representando o estado mineiro. A chef de cozinha Zi Saldanha apresentou no programa uma receita do prato e você pode aprender aqui!

Como fazer feijão tropeiro

Ingredientes

500 gramas de feijão carioquinha cozido e sem caldo
200 gramas de bacon
125 gramas de linguiça de porco
125 gramas de torresmo
200 gramas de carde de sol
1 xícara de farinha de mandioca
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
Couve sem talo
6 ovos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
6 bistecas suínas temperadas com sal, pimenta e limão.

Modo de fazer

Comece o prato cozinhando o feijão em uma panela de pressão e reserve. Em uma outra panela grande, frite o torresmo até ficar bem douradinho, reserve o torresmo e a gordura deixando um pouco da gordura na panela.

Na mesma panela, frite também o bacon, até dourar e reserve. Em seguida, frite a carne com a cebola e o alho. Retire a carne e depois frite, ainda na mesma panela, a linguiça.

Corte a couve em tirinhas bem finas e refogue na mesma panela. Retire a couve e frite os ovos mexidos, se for preciso acrescente mais um pouco da gordura do torresmo.

Depois de retirar os ovos torre a farinha. Quando a farinha estiver torrada coloque todos os ingredientes de volta na panela e misture.

Assim que a mistura estiver bem encorpada, acrescente o feijão, sem o caldo, e tempere com a pimenta a gosto.

Sirva acompanhando uma bisteca suína grelhada e um ovo frito.

O prato é todo feito usando apenas uma panela. Isso porque na época das tropas era preciso carregar o menor número de utensílios possíveis. Outro item importante que todo tropeiro carregava era sua faca. Uma boa faca de carne é essencial na cozinha caipira.

Foto destaque: Reprodução TV Globo

Veja também:
Receita pantaneira: aprenda a fazer macarrão de comitiva
As melhores dicas para ter um conjunto de facas de churrasco perfeito

 

 

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook