Blog

Aprenda o segredo de 4 receitas de doces caipiras que dão água na boca

Culinária
02.10.2017

Presente na mesa de sobremesas de toda família sertaneja, os doces caipiras tem aquele gostinho especial. Os doces caseiros são feitos com amor e com os segredos da culinária passada por gerações. Nada se compara ao sabor daquele doce de vó, preparado no tacho em um belo fogão à lenha.

E se você que fazer aqueles doces caipiras como os que comia quando era criança, pegue seu caderno de receitas para anotar os ingredientes!

Receitas de doces caipiras fáceis de fazer em casa

Doce de abóbora

doces caipiras

Quem não ama aquela casquinha do doce de abóbora em caldas que tinha nos almoços de domingo na fazenda? O segredo do doce que é durinho por fora e cremoso por dentro é o banho de cal.

Para o doce de abóbora em calda você vai precisar de:

– 1 quilo de abóbora, do tipo abóbora de pescoço, cortada em cubos
– 600 gramas de açúcar
– 2 litros de água
– Cravo e canela em pau à gosto
– 1 colher de sopa de cal virgem

Em uma vasilha coloque os cubos de abóbora. Adicione os dois litros d’água ou a quantidade suficiente para cobrir os cubinhos.

Adicione a colher de cal na água com a abóbora e mexa bem. Deixe de molho por cerca de três horas, voltando a mexer de vez em quando. Depois do tempo de molho, jogue a água fora e lave muito bem cada cubo de abóbora para retirar toda a cal.

Em uma panela, coloque o açúcar, o cravo e a canela com 500 ml de água. Leve ao fogo até que comece a ferver. Então acrescente os cubos de abóbora.Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada. Mexa algumas vezes mas com cuidado para não amassar ou quebrar nenhum cubinho do doce.

Dicas: Para que a calda entre no doce, fazendo com que ele seja macio e suculento por dentro, use um garfo para furar o cubo antes de começar a cozinhá-lo. O cal pode ser substituído por bicarbonato, mas a textura não fica a mesma,

O doce deve estar pronto em cerca de uma hora, ou até que os cubos estejam macios e a calda reduzida. Deixe esfriar completamente e guarde com a calda em um pote na geladeira.

Furrundu

O furrundu é um dos doces caipiras mais tradicionais do pantanal. Ele é feito com mamão verde e o sabor especial fica por conta da rapadura de cana.

Para o furrundu você vai precisar de:

– 3 mamões verdes
– 2 rapaduras
– 1 litro de água, aproximadamente
– gengibre, cravo e canela em pó à gosto

Comece preparando o mamão. Descasque e rale, então lave bem até retirar todo o leite e deixe escorrer.

Em uma panela, coloque as rapaduras cortadas, e acrescente água na quantidade suficiente para quase cobrir as rapaduras. Dissolva até virar melado. Acrescente o gengibre, o cravo e a canela à gosto.

Dicas: Se o melado ficar muito grosso, pode acrescentar um pouco mais de água. A espessura do mamão fica à sua preferência, pode ralar tanto no lado mais grosso quanto no mais fino.

Quando o melado começar a ferver, adicione o mamão e deixe cozinhar, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela e o mamão ficar bem macio. Deixe esfriar e está pronto para servir.

Doce de leite

doces caipiras

Aquele doce de leite caipira, cremoso e delicioso é muito fácil de fazer. É ótimo para comer de colherada, com queijo branco ou até para rechear pães e bolos

Para fazer o doce de leite você precisa de:

– 2 litros de leite
– 4 xícaras de açúcar

Coloque o leite e o açúcar em uma panela, de preferência larga, para o leite não derramar. Leve ao fogo baixo mexendo até dissolver.

Deixe cozinhar e não pare de mexer, para que o leite não ferva, até que o doce engrosse e fique com uma cor de caramelo. Demora cerca de uma hora.

Retire da panela e espere esfriar. Pronto, já pode servir como preferir!

Doce de queijo em calda

Uma especiaria da culinária caipira mineira, esse é um daqueles doces caipiras em conserva que dão água na boca. O preparo do doce de queijo em caldas, ou queijadinha, é bem simples.

Você vai precisar de:

– 2 litros de água
– 2 xícaras de açúcar
– 4 xícaras de queijo minas curado ralado
– 3 ovos
– 3 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 colher de fermento em pó

Para a calda, dissolva as duas xícaras de açúcar na água, em uma panela funda e leve ao fogo.

Para a massa, misture o queijo ralado com os ovos e vá acrescentando a farinha. Por último misture também o fermento em pó.

Vá misturando e amassando até formar uma massa homogênea e firme, sem grudar nas mãos.

Enrole a massa como se fosse brigadeiro. Depois que a calda estiver fervendo, coloque as bolinhas, uma por uma, na panela.

Deixe cozinhar até que a água vire uma calda, demora de 15 à 20 minutos. Espere esfriar e coloque as bolinhas com a calda em um pote e conserve.

Aproveite essas receitas e faça os doces caipiras que você mais ama! Conte pra gente nos comentários qual é o seu doce favorito!

Leia também: As melhores dicas para ter um conjunto de facas de churrasco perfeito!

foto de capa: Madame Criativa

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook