Blog

Convite de verão: vamos tomar um tereré bem gelado?

Country Life
05.02.2015

Nada melhor neste calor do que um tereré gelado. A bebida, também chamada “téres”, “téras”, “téra” ou “téro” é tradição nos países sul-americanos como Paraguai e Argentina e em alguns Estados brasileiros.

A bebida feita da infusão de erva mate e água fria pode ser consumida de forma tradicional ou com limão, hortelã e folhas de menta.  Há também ervas com sabores como abacaxi, limão e tutti-frutti.  O tereré durante o dia fica excelente com limão. À noite uma folha de menta cai bem.

Uma dica importante é escolher uma erva que venha com menos gravetos, para apreciá-la um pouco mais. Também é preciso tomar cuidados, pois algumas marcas de ervas com sabores aplicam o golpe de borrifar o líquido com sabor que é  absorvido apenas pelos gravetos.

mate

No Brasil, pela proximidade com o Paraguai, os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul são os maiores apreciadores do mate gelado. Por conta da migração entre as regiões, o hábito se espalhou para outros Estados, notadamente Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo (oeste do Estado), Rondônia e também o Acre.

Hiago Castro, de Porto Velho (RO) e dono do maior perfil de apaixonados por tereré no Instagram (@clubedoteres), aprecia o téres desde criança. Ele começou postando fotos de tereré no seu perfil pessoal, depois decidiu fazer uma página só sobre o assunto na qual compartilha fotos de apreciadores de todos os cantos do Brasil. O tereré, além de ser tradição,  é uma grande paixão.

IMG-20150130-WA0008

“Apesar de morar na região norte, a cultura sul-mato-grossense é muito forte aqui em relação ao tereré até por conta do clima que contribui ainda mais para o consumo. Quem nunca chamou a galera depois da aula para tomar aquele téres gelado?”, questiona Hiago.

O tereré é servido na guampa, geralmente feita com parte de um chifre do boi, mas usa-se também copo de alumínio ou vidro, ou canecas de louça. Para beber, usa-se um bulbo de metal normalmente de alumínio para evitar oxidação e alterar o sabor da bebida.

teresdaiannevieira

Há várias teorias para a origem do tereré, a mais aceita é que surgiu durante a Guerra do Paraguai quando os soldados não podiam fazer fogueira para esquentar a água e com a fumaça dar sua localização aos inimigos e correr riscos de morte.  Hoje, o téres está associado aos momentos de lazer e para celebrar a amizade.

teres

terere

Onde comprar  erva mate?

www.terereshop.com

www.tererehouse.com.br

Lojas Rei do Mate de sua cidade

Marcas

Selecta –Essa erva mate é aconselhada para quem quer conhecer o verdadeiro sabor da erva mate. Feita para ser tomada na forma de tereré, chimarrão ou chá. Por ser um produto de qualidade, essa erva paraguaia é muito exportada para países na Europa e no países Orientais.

Kurupí– Já é bem conhecida no mercado e presente em muitas rodas de tereré. A erva já lançou outros sabores, mas a de Menta e Boldo certamente é a mais conhecida e apreciada.

Santo Antônio – De origem Matogrossense, amarga, bem seca e ainda com versões com menta, que no tereré fica uma delícia.

Flor Verde –  Gaúcha, de sabor encorpado, moída no padrão uruguaio (PU), sendo assim bem grossa e de pura folha, prolongando muito mais o sabor da erva.

No Blog do Teras (www.blogdoteras.com), você pode encontrar reviews de várias marcas.

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook