Blog

Barbela: como usar corretamente e explorar o potencial de seu cavalo

Country Life
22.01.2015

O freio facilita a comunicação entre o cavaleiro e o cavalo e pode ajudar o treinador a explorar ao máximo seu potencial. Um dos segredos da boa cavalgada é saber posicionar bem a cabeça e o pescoço do animal.

A ação do freio envolve efeitos múltiplos: o bocal pressiona as barras, as comissuras labiais e a língua; a ponte , ou passador de língua (curva do bocal), atua diretamente no palato; a barbela atua no queixo. Esse complexo mecanismo, com base na pressão sobre múltiplos pontos de controle da boca, é acionado por outro efeito, conhecido como efeito alavanca, derivado da movimentação das hastes pelos comandos de rédeas. Quanto mais longas e menos inclinadas as hastes, maior tende a ser a pressão. Mas o segredo do uso correto do freio é sutil, pois está no ajuste da barbela, em inglês denominada curb chain.

A barbela é uma peça que fica ajustada às argolas superiores do freio. Nas argolas inferiores ficam as rédeas. Quando se atua nas rédeas, as argolas inferiores vêm para trás; automaticamente, as argolas de cima, nas quais estão as barbelas, vêm para frente.

A barbela deve ser ajustada de tal forma que preserve alguma distância e liberdade em relação ao cavalo. Se ela estiver muito frouxa, não haverá ação do freio, ele irá permanentemente girar em torno da barra. E se ela estiver muito apertada, há uma ação imediata e muito agressiva da barbela que causa muita dor e afeta regiões sensíveis do rosto do cavalo.  É ideal, portanto, um ajuste intermediário, de uns dois dedos.

A barbela deve ser constituída de um material macio, preferencialmente couro para que não machuque o cavalo. Há outro tipo de barbela, confeccionada com corrente em que os elos se acomodam para não machucar o animal. As barbelas que não podem ser penteadas ocasionam em ferimentos ao cavalo que sob a ação das rédeas, tentará fugir da dor levantando a cabeça. Muitos problemas de treinamento ocorrem devido à dolorosa ação do freio.

A barbela não é um simples detalhe, mas um acessório de extrema importância que deve ser usada de forma adequada, pois dependendo de seu ajuste e até mesmo do material, pode interferir diretamente no trabalho do cavaleiro e no desempenho do cavalo.

Confira alguns modelos de barbela:

barbela cavalo

curb_chain_d.jpg1

barbela corrente

barbela western

barbela-western-pele

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook