Blog

Ideias para bolo de casamento country

Casamento Country
30.03.2015

A tradição de oferecer algo aos convidados simbolizando a união dos noivos é antiga.  Alguns registros históricos contam que, na Grécia, os convidados de casamentos eram presenteados com biscoitos de gergelim e mel, como uma forma de indicar a natureza agridoce da convivência diária entre marido e esposa. Já em Roma, o noivo partia um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva simbolizando o desejo de abundância e fertilidade na união. Os convidados corriam para apanhar as migalhas e dividi-las para dar sorte.

Um dos costumes no período da Idade Média deu origem aos bolos de vários andares, presentes em praticamente todos os casamentos atuais. Os convidados da cerimônia levavam de presente para os noivos bolos pequenos, que eram empilhados para que depois os noivos tentassem se beijar sem derrubá-los, o que era sinal de boa sorte e de fertilidade no matrimônio.

O primeiro pedaço de bolo

Atualmente, o primeiro pedaço de bolo é cortado em conjunto pelo casal, com a noiva cortando e o noivo segurando a mão dela, simbolizando o primeiro momento da vida de casados.

Porém, há tempos as coisas eram um pouco diferentes, e a noiva era a responsável pelo corte e por compartilhar o primeiro e os demais pedaços de bolo, mas com o surgimento dos bolos de andar o noivo precisou passar a dar uma mãozinha para a sua amada.

Recheios do bolo de casamento

Um bolo de noiva apresenta geralmente dois tipos de recheio, que variam conforme o gosto do casal. Entre os recheios de bolo de casamento mais pedidos, estão baba de moça, damasco, doce de leite, limão, geleia de frutas, brigadeiro e mousse de chocolate. O fator estação do ano também é importante no que se refere aos recheios. No inverno, escolha opções mais pesadas como de nozes e castanhas e, no verão, recheios de coco e abacaxi devem ser evitados, porque azedam mais rápido que os outros recheios.

Outra dica é combinar o recheio com os pratos e sobremesas servidas na festa. Se o bolo for a única sobremesa, o recheio pode ser mais elaborado como brigadeiro ou trufa. Se tiver outras sobremesas na festa, opte por recheios de frutas. A massa do bolo de casamento também deve combinar com o recheio. A massa branca é a mais comum, mas a massa de pão-de-ló e a escura combinam mais com o recheio de brigadeiro, trufas ou baba de moça. Antes de decidir pelo recheio e pela massa do seu bolo, não abra mão de degustá-los em vários fornecedores e de ver fotos dos bolos que eles fazem.

As cores dos bolos de casamento:

O mais comum em um casamento é vermos o bolo de noiva tradicional branco. As outras cores geralmente ficam limitadas ao topo do bolo ou nos detalhes em torno dele. O branco com certeza combina com todos os tipos de decoração, mas, para os noivos que querem inovar nesse quesito, o bolo pode ter outras cores e até mesmo estampas.

A cor marrom é muito usada em casamentos no campo e na fazenda, remetendo à ideia de simplicidade e do rústico, porém elegante.

A Brasil Cowboy selecionou uma série de bolos no estilo country para você surpreender seus convidados tanto no sabor como na criatividade. Confira:

 

Fotos: Pinterest

compartilhe o post

Comente Pelo Facebook